O prefeito José Maria de Araújo Júnior encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei sobre a nova estrutura administrativa da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste.
O prefeito José Maria de Araújo Júnior encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei sobre a nova estrutura administrativa da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste. A última reforma administrativa foi feita em 1991 e leis posteriores foram adaptando a estrutura conforme as necessidades. Depois de 15 anos, com as novas atribuições, leis e serviços impostos aos Municípios e ainda pela significativa elevação do nível de exigência da população, é fundamental uma nova organização do quadro.
Cada vez mais, o Poder Público deve responder de forma eficiente e transparente às necessidades da população, acompanhando a evolução da sociedade e propiciando a otimização através da melhor divisão do trabalho. Para isso, a estrutura administrativa deve ser constituída por Secretarias Municipais, sendo três novas: Controle Geral, Promoção Social e Meio Ambiente, além de Departamentos, Divisões, Setores e Seções.
A Secretaria Municipal de Controle Geral visa dotar a administração do Município de mecanismos de controle capazes de uma maior eficiência da gestão pública e será dividida em três áreas distintas: Controladoria, Corregedoria e Ouvidoria.
Como o Fundo Social de Solidariedade do Governo Municipal, criado em 1983, anterior à Constituição vigente, não tem atribuição legal para desenvolver e aplicar a política de promoção e assistência social do município está sendo criada a Secretaria Municipal de Promoção Social. A Promoção Social fica encarregada de executar os programas sociais do governo e o Fundo Social retorna à sua função original de organismo articulador das diversas forças existentes na comunidade.
O projeto prevê, ainda, a criação de uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a atenção especial as questões ambientais, com prioridade para o meio ambiente urbano, sem descuidar da proteção às áreas de manancial e outras de proteção permanente.
Quanto as demais Secretarias, haverá alterações para adaptá-las a essa nova concepção. É importante a criação da Divisão de Expediente, com atribuição de executar os serviços de natureza administrativa. A Secretaria de Finanças, passa ser Secretaria de Fazenda.
A junção das Secretarias de Obras e de Serviços Urbanos, com a nova denominação de Secretaria Municipal de Obras e Serviços objetiva um perfil mais ágil e direcionado à execução de atividades inter-relacionadas.
Os setores de Compras e Licitações integrarão o novo Departamento de Suprimentos da Secretaria de Administração. A mesma Secretaria recebe de volta também os departamentos de Pessoal e de Recursos Humanos.
A Secretaria de Saúde será dotada de uma estrutura voltada para oferecer um atendimento integrado aos pacientes, com suporte de serviço social, psicologia, fisioterapia e outras atividades. Já a Secretaria de Educação receberá tratamento à parte, merecendo a remessa de projeto de lei em separado.
Portanto a proposta da Prefeitura fica da seguinte forma:
A Secretaria Municipal de Governo contará com uma Divisão de Expediente.
A Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos terá:
I - Divisão de Expediente;
II - Procuradoria;
A Secretaria Municipal de Fazenda contará com:
I - Departamento de Finanças;
II - Divisão de Expediente;
O Departamento de Finanças dividir-se-á em:
a) Setor de Tesouraria;
b) Setor de Contabilidade;
c) Setor de Fiscalização de Rendas;
d) Setor de Tributação;
e) Setor de Dívida Ativa.
A Secretaria Municipal de Controle Geral será composta por:
I - Divisão de Controladoria;
II - Divisão de Corregedoria;
III - Divisão de Ouvidoria;
IV - Divisão de Expediente;
A Secretaria Municipal de Administração dividir-se-á em :
I - Departamento de Suprimentos;
II - Departamento de Serviços Públicos;
III - Departamento de Expediente;
IV - Departamento de Recursos Humanos;
V - Departamento Pessoal;
VI - Divisão de Zeladoria;
VII - Divisão de Garagem Municipal;
VIII - Divisão de Informática.
O Departamento de Suprimentos será integrado por:
a) Setor de Patrimônio;
b) Setor de Licitação;
c) Setor de Compras;
d) Setor de Almoxarifado.
No Departamento de Serviços Públicos serão reunidos os serviços prestados pela Administração Municipal, por delegação de outras entidades da Administração Pública.
O Departamento de Expediente contará com um Setor de Arquivo e Protocolo.
O Departamento de Recursos Humanos conterá:
a) Setor de Recrutamento, Acompanhamento e Treinamento;
b) Setor de SESMT - Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho.
O Departamento Pessoal será composto por:
a) Setor de Cadastro de Servidores;
b) Setor de Folha de Pagamento.
A estrutura da Secretaria Municipal de Planejamento será integrada por:
I - Departamento Técnico;
II - Departamento de Urbanismo;
III - Divisão de Orçamento;
IV - Divisão de Habitação;
V - Divisão de Expediente;
O Departamento Técnico será composto por:
a) Setor de Fiscalização de Obras e Posturas;
b) Seção de Cadastro Imobiliário;
c) Seção de Cadastro de Atividades.
O Departamento de Urbanismo dividir-se-á em:
a) Setor de Projetos;
b) Seção de PCMM - Plano de Contribuição de Melhoramentos Municipais.
A Secretaria Municipal de Saúde será constituída por:
I - Departamento Médico;
II - Departamento de Enfermagem;
III - Departamento de Vigilância em Saúde;
IV - Departamento de Expediente;
V - Departamento de Apoio Operacional;
VI - Divisão de Saúde Bucal;
VII - Divisão de Atendimento Complementar;
VIII - Divisão de Psicologia;
IX - Divisão de Serviço Social;
O Departamento Médico contará com:
a) Setor de Unidades Básicas de Saúde;
b) Setor de Pronto Socorro;
c) Setor de Especialidades.
O Departamento de Enfermagem dividir-se-á em:
a) Setor de Unidades Básicas de Saúde;
b) Setor de Pronto Socorro;
O Departamento de Vigilância em Saúde contará com:
a) Setor de Vigilância Epidemiológica;
b) Setor de Vigilância Sanitária;
c) Setor de Controle de Zoonoses.
O Departamento de Expediente será constituído por:
a) Setor de Finanças e Controle;
b) Setor de Auditoria;
c) Seção de Informática;
d) Seção de Pessoal.
O Departamento de Apoio Operacional será composto por:
a) Seção de Transportes;
b) Seção de Serviços Gerais;
c) Seção de Manutenção.
A Secretaria Municipal de Promoção Social contará com a seguinte estrutura:
I - Divisão de Apoio a Entidades;
II - Divisão de Promoção Social;
III - Divisão de Expediente;
A estrutura da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil será composta por:
I - Departamento de Segurança;
II - Departamento de Trânsito;
III - Divisão de Defesa Civil;
IV - Divisão de Expediente.
O Departamento de Segurança contará com um Setor de Vigilância Patrimonial.
O Departamento de Trânsito será integrado por:
a) Setor Operacional;
b) Setor de Fiscalização;
c) Setor de Educação de Trânsito.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico será composta por:
I - Departamento Técnico;
II - Divisão de Expediente;
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços dividir-se-á em:
I - Divisão de Serviços Viários;
II - Departamento de Serviços Funerários;
III - Divisão de Engenharia;
IV - Divisão de Obras;
V - Divisão Elétrica;
VI - Divisão de Transportes Públicos;
VII - Divisão de Expediente;
O Departamento de Serviços Funerários será integrado por:
a) Seção de Velório;
b) Seção Cemitério Central;
c) Seção Cemitérios Cabreúva e Parque dos Lírios.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente dividir-se-á em:
I - Departamento de Proteção e Conservação Ambiental;
II - Departamento de Limpeza Urbana;
III - Divisão de Planejamento Ambiental
IV - Divisão de Expediente
O Departamento de Proteção e Conservação Ambiental será integrado por:
a) Setor de Preservação de Áreas de Interesse Ambiental;
b) Setor de Parques e Jardins
O Departamento de Limpeza Urbana será integrado por:
a) Setor de Coleta de Lixo;
b) Setor de Serviços Gerais;
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo terá:
I - Departamento de Acervo;
II - Departamento de Mídia;
III - Divisão de Cultura;
IV - Divisão de Turismo;
V - Divisão de Expediente;
O Departamento de Acervo será composto por:
a) Setor de Bibliotecas;
b) Setor de Museu e Centro de Memória.
O Departamento de Mídia contará com:
a) Setor de Jornalismo;
b) Setor de Produção;
c) Setor Técnico.
A estrutura da Secretaria Municipal de Esportes contará com:
I - Divisão de Esportes;
II - Divisão de Lazer;
III - Divisão de Expediente.