A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d´Oeste realizará de segunda a sexta-feira da próxima semana (21 a 25 de novembro), a 3a Campanha de Vacinação Contra a Hepatite B. O alvo serão as crianças e os adolescentes de 7 a 20 anos incompletos. A vacinação será desenvolvida nas 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre 7 e 16 horas. A campanha também será realizada pelos municípios de Nova Odessa, Sumaré e Americana.
Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, a imunização contra a doença só ocorre após a terceira dose da vacina, por isso são aplicadas mais duas doses, sendo a segunda e a terceira em um e seis meses após a primeira, respectivamente. As pessoas que só tomaram uma dose, ou não terminaram o esquema de imunização, podem continuar de onde pararam. Atualmente 37 pacientes com Hepatite B são tratados no Ambulatório de Moléstias Infecciosas, instalado no Centro de Saúde Dr. Jeber Juabre.
O que é a Hepatite B
A Hepatite tipo B é uma doença freqüente, de importância clínica e que ocorre no mundo inteiro. O vírus da doença pode ser transmitido no parto, através da transfusão de sangue, de ferimentos da pele e do sexo, sendo por isso considerada uma DST (Doença sexualmente transmissível). O vírus também pode ser transmitido por meio de líquidos orgânicos como saliva, leite materno, secreção nasal, vaginal e sêmen. O sangue infectado é o meio mais comum de transmissão.
A gravidade da doença varia de pessoa para pessoa, sendo que as manifestações vão desde um quadro "pseudogripal" pouco importante, até uma insuficiência hepática fulminante. A hepatite B também pode evoluir para formas crônicas graves como: hepatite crônica ativa, cirrose e mais tarde câncer hepático. Não há cura para a Hepatite B, sendo a vacinação a única forma de prevenção. Uma vez adquirida a doença há a necessidade de um tratamento sério para se atingir a recuperação que geralmente é espontânea. Mesmo recuperado, o paciente continuará sendo portador do vírus.
A faixa etária alvo da campanha foi selecionada devido a ter-se constatado a baixa cobertura vacinal entre crianças e jovens adolescentes. A imunização contra a doença, quando realizada da forma correta, com a administração das três doses da vacina, é de longa duração não havendo necessidade de renovar a vacina.
Vacinação em Santa Bárbara d´Oeste
Ano Pessoas
2003 3139
2004 1969