Em Santa Bárbara d'Oeste, o Programa do Governo Federal é coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade, através do Departamento de Assistência e Promoção Social.
A ampliação do universo cultural e o desenvolvimento das potencialidades das crianças e adolescentes são alguns dos objetivos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). No Município de Santa Bárbara d'Oeste, o Programa do Governo Federal é coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade, através do Departamento de Assistência e Promoção Social que acompanha as atividades desenvolvidas em cinco centros de atendimento, os quais atendem aproximadamente 400 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, tendo como principais referências: o núcleo familiar, a escola e a comunidade.
O PETI visa à melhoria do desempenho escolar e a inserção no circuito de bens, serviços e riquezas sociais e tem como objetivos específicos: possibilitar o acesso, a permanência e o bom desempenho de crianças e adolescentes na escola; fomentar e incentivar a ampliação do universo de conhecimento da criança e adolescente, por meio de atividades culturais, desportivas e de lazer no período complementar à escola e proporcionar apoio e orientação às famílias beneficiadas por meio de ações sócio-educativas. Além disso, o Programa busca ir além de apenas conceder uma complementação mensal de renda, pois procura estimular mudanças de hábitos e atitudes, buscando a melhoria da qualidade de vida das famílias.
Nos cinco locais onde o PETI está instalado (Centro Comunitário do Nova Conquista, Centro Cultural do Conjunto Romano, CAIC, CIMCA I e II) são realizadas diversas atividades voltadas para o desenvolvimento das potencialidades das crianças e adolescentes (acompanhamento psico-pedagógico, palestras educativas, atividades esportivas monitoradas, etc.). No Centro Comunitário do Nova Conquista, o grande destaque é o ensinamento prático de horticultura que vem obtendo ótimos resultados. O trabalho é supervisionado por um técnico agrícola que vai até o local duas vezes por semana e ensina técnicas de preparação do solo, plantio, cultivo e colheita de hortaliças e legumes, que são preparados e servidos durante as refeições no centro comunitário. Desta forma, a comida passa a ter um sabor especial para as crianças, já que elas acompanham todo o processo de desenvolvimento do alimento.