Emoção e alegria marcaram a solenidade em homenagem ao Dia do Voluntário Social, realizada na noite desta quarta-feira (12/7), no Teatro Municipal Manoel Lyra.
Emoção e Alegria marcaram a solenidade em homenagem ao Dia do Voluntário Social, realizada na noite desta quarta-feira (12/7), no Teatro Municipal Manoel Lyra. O evento contou com as presenças do prefeito José Maria de Araújo Júnior, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Jandira Bagnoli Araújo, da presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Drª Conceição Zambelo dos Santos; da presidente do COMUSA (Conselho Municipal da Saúde), Drª Renata Von Glehn, do 2º Tenete Rogério Vieira (Comandante do Posto de Bombeiros), dos Secretários Municipais de Cultura e Turismo, José Benedito Varela, de Administração, Claudemir Marques Francisco, de Fazenda, Laerson Andia e de Desenvolvimento Econômico, Denis Andia.
Com o lema "Voluntário Social: Expressão Máxima da Solidariedade", a homenagem é uma comemoração criada com a finalidade de prestar um tributo de reconhecimento a todas as pessoas que se dedicam, de forma voluntária, ao trabalho social junto às entidades assistenciais, organizações e clubes de serviço da cidade. A presidente do Fundo Social, Jandira Bagnoli Araújo, destacou o trabalho voluntário: "O exemplo de solidariedade fala mais do que muitas palavras. Nós precisamos de todos vocês, porque vocês são muito especiais", disse.
De acordo com levantamento realizado este ano pelo Fundo Social, o Município possui atualmente 857 voluntários sociais de 32 diferentes entidades, que foram convidados para receber o diploma de gratidão pelos serviços prestados. A entrega dos certificados foi intercalada com apresentações de danças do balé da Academia Laboratório da Dança, coordenadas pela professora e coreógrafa, Fernanda Bagnoli Araújo e o professor de dança de salão, Rodrigo de Oliveira, e músicas cantadas pelo Coral Municipal, regido pelo maestro Giovanni Bonfim.
A solenidade contou também com uma homenagem especial prestada ao casal Quirino Manoel da Silva e Therezinha Maria de Souza Silva, integrante da Amobam (Associação de Moradores do Bairro Mollon), pela criação da Casa Arco-Íris de Assistência à Criança e ao Adolescente, que atende hoje 35 crianças carentes.
O Prefeito Zé Maria afirmou que o poder público tem o dever de reconhecer as pessoas que oferecem o melhor de sí para a cidade. " Hoje temos quase 900 brasileiros barbarenses que dedicam-se a tarefa do voluntariado, essa coisa extraordinária feita quase sempre no anonimato", concluiu.