Após a finalização do projeto executivo, a EMTU deu início nesta terça-feira (11/7), às obras do Pró-Polos na Avenida Santa Bárbara.
Após a finalização do projeto executivo, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) deu início nesta terça-feira (11/7), às obras do Pró-Polos (Programa de Revitalização dos Pólos de Articulação Metropolitana) na Avenida Santa Bárbara, próximo ao Tívoli Shopping. Nesta primeira fase a Construtora Etama Ltda., empresa contratada para realizar a obra, irá executar os serviços de drenagem, que consistem na instalação de tubulação de captação de águas pluviais.
Após o lançamento do projeto o Município sugeriu algumas alterações no sentido de melhorar o tráfego de veículos e a segurança do pedestre, o que acabou sendo aceito. Com as mudanças a área de intervenção foi ampliada. As ruas da Agricultura e do Ósmio serão utilizadas como vias marginais e será reduzido para duas o número de fases do semáforo, fazendo com que o trânsito na Avenida Santa Bárbara flua melhor. Serão extintas duas passagens que cortam a avenida, uma que dá acesso do shopping à avenida da Indústria e outra que é utilizada como mão inglesa permitindo entrar ao shopping. As mudanças incluem também a reabertura de um trecho da rua do Ósmio, em frente ao Shopping, e as ruas do Vidro e do Petróleo, que serão utilizadas para retorno, complementando esse anel viário.
O projeto, estimado em R$ 1,5 milhão, irá contemplar estações com rampas de acesso e corrimãos, favorecendo o deslocamento de pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção; piso tátil para pessoas portadoras de deficiência visual; plataformas elevadas para facilitar o embarque dos usuários; cobertura; bancos fixos e lixeiras; tratamento paisagístico do entorno do núcleo urbano; tratamento do asfalto; faixas de travessia e comunicação visual. A obra cria duas pistas exclusivas de embarque e desembarque para plataformas do Pólo, uma de cada lado da avenida e alinhadas horizontalmente com acesso e retorno pelas pistas centrais. O acesso é feito através de faixas de pedestres laterais onde será prevista sinalização semafórica, garantindo a extensa travessia em segurança.