18/07/2006
Inaugurado o Posto do Sebrae. Município assina convênio para construção da Escola Senai
Foi inaugurado na tarde desta terça-feira (18/7), o Posto de Atendimento ao Empreendedor - PAE do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas), que estará funcionando na Rua Riachuelo, 739, Centro, junto ao prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O evento contou com as presenças do prefeito José Maria de Araújo Júnior, do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo-FIESP, Paulo Skaf, do deputado estadual Vanderlei Macris, do diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas-SEBRAE São Paulo, José Luiz Ricca, do diretor regional do Serviço Nacional da Indústria-SENAI e superintendente operacional do Serviço Social da Indústria-SESI, Luiz Carlos de Souza Vieira, do diretor regional da FIESP em Santa Bárbara d'Oeste e presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo-SINDITÊXTIL, Rafael Cervone Neto, do diretor local do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo-CIESP, Milton Badan, do diretor da Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d'Oeste-ACISB, José do Carmo Freitas, do vice-prefeito e secretário de planejamento, Sérgio Sacerdote, do secretário municipal de desenvolvimento econômico, Denis Andia e do gerente do Escritório Regional de Piracicaba do SEBRAE São Paulo, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro.
O PAE tem como objetivos principais oferecer orientação empresarial individual e coletiva e provocar articulação entre empreendedores e projetos locais de interesse regional. Outras ações que serão desenvolvidas visam a geração de demanda para o projeto Empreender, que já existe no Município e a criação de projeto especial de parcerias, que possa levar orientação empresarial para todas as regiões do município.
Para o prefeito Zé Maria é um grande sonho sendo realizado. "Desde 1972, Santa Bárbara d'Oeste já queria gerar empregos. È um momento muito feliz por estarmos abrindo essas possibilidades de desenvolvimento, tão necessárias para o Município. È muito difícil para um pai investir na formação de um filho e vê-lo não conseguir entrar para o mercado de trabalho. Com certeza estaremos colaborando para melhorar essa situação", disse.
A parceria entre as entidades é uma característica dos Postos SEBRAE, que são constituídos obrigatoriamente a partir de no mínimo três parceiros representativos, que são responsáveis pelos recursos humanos, cessão de local e aquisição de equipamentos.
O PAE de Santa Bárbara d´Oeste é uma parceria do SEBRAE São Paulo com o Município, o Centro das Industrias do Estado de São Paulo - CIESP, regional de Santa Bárbara d'Oeste, o Sindicato da Indústria Têxtil do Estado de São Paulo - SINDITÊXTIL e a Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d´Oeste - ACISB.
Através dessa parceria, o SEBRAE São Paulo capacitará os profissionais que trabalharão no posto com informações sobre o estatuto da micro e pequena empresa e sobre todos os serviços e programas disponíveis. O Município disponibilizou recursos humanos e cedeu o espaço físico na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O Sinditêxtil, o CIESP e a ACISB cederam equipamentos de informática.
O Posto de Atendimento ao Empreendedor contará com um serviço de auto-atendimento que permitirá acesso direto ao portal do SEBRAE São Paulo e às suas bases de dados, permitindo obtenção de informações, orientações e ferramentas de gestão como também produtos editoriais.
O presidente do SEBRAE São Paulo e da Fiesp, Paulo Skaf, afirmou que esse é o 64º Posto do SEBRAE inaugurado e que até o final do ano a meta é atingir 100 unidades em todo o Estado. "Aqui temos que começar um novo desafio. Estamos trabalhando para levar para o interior entre quatro ou cinco postos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em caráter experimental e Santa Bárbara d'Oeste poderá ser contemplada com uma unidade", afirmou.
Senai
Após a inauguração do PAE, foi realizada no Anfiteatro da Prefeitura, a cerimônia de Assinatura da Escritura Pública de Doação do Terreno e do Contrato de Construção da Escola SENAI (Serviço Nacional da Indústria). O Município está doando ao Senai São Paulo, um terreno com área total de 17.623,49 metros quadrados, localizado no Distrito Industrial, no qual o SENAI São Paulo deve construir e instalar a Escola de Formação Profissional. Em março deste ano o Município e o SENAI São Paulo celebraram um convênio de cooperação técnica pelo qual comprometeram-se a conjugar esforços visando à construção e funcionamento da Escola SENAI que será destinada à educação profissional de níveis básicos e técnicos para jovens e adultos.
A Escola SENAI de Santa Bárbara d'Oeste terá uma área construída de 4.666 metros quadrados. Serão dois blocos com áreas de eletroeletrônica e metal-mecânica, administrativa, auditório, salas de apoio, oficinas e laboratórios. O local contará com infra-estrutura, paisagismo e estacionamento. O SENAI São Paulo irá investir R$ 5,2 milhões na construção, além de R$ 4 milhões em novos equipamentos. O início das obras está previsto para a próxima semana e o prazo para entrega é de sete meses.