Serão visitados cerca de 63 mil imóveis e o prazo para finalização dos trabalhos de campo é de sete a dez meses.
O Município de Santa Bárbara d'Oeste inicia na próxima segunda-feira (24/7), levantamento da situação dos imóveis da cidade, incluindo residências, comércios e indústrias. Serão visitados cerca de 63 mil imóveis e o prazo para finalização dos trabalhos de campo é de sete a dez meses.
O recadastramento consiste no levantamento de dados sobre cada imóvel e sua ocupação; das áreas construídas assim como das suas características, tais como padrão da construção; situação no lote entre outros aspectos, que comporão um "Boletim de Informações Cadastrais" (BIC), com o objetivo de atualizar o cadastro municipal.
Para a realização do serviço o Município contratou duas empresas ao custo de R$ 745 mil. A Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A), responsável pelo suporte técnico, oferecendo toda a estrutura necessária para a realização do serviço, além de elaborar a revisão na planta genérica de valores. A RCA Produtos e Serviços Ltda., empresa especializada em mão de obra, irá realizar o trabalho de campo.
Para desenvolver o trabalho de recadastramento foram contratados 47 profissionais, sendo um supervisor, cinco técnicos em edificações e 40 cadastradores que passaram por treinamento, onde receberam orientação de como abordar o munícipe e sobre o preenchimento de ficha técnica, que constará todos os dados do imóvel. Além desses profissionais o trabalho de recadastramento contará também com a participação da equipe interna do Setor de Cadastro da Prefeitura.
É importante a colaboração de todos os moradores do Município para o fornecimento das informações solicitadas pelos cadastradores, que estarão visitando todos os bairros. Esses profissionais poderão ser identificados através de camiseta e crachá. A população deve solicitar a apresentação do documento, que possui foto e o número da identidade, antes de autorizar a entrada em sua residência.
O recadastramento de imóveis terá início pelo Parque Planalto, na Zona Leste, e seguirá um cronograma que será divulgado previamente, para que a população fique sabendo exatamente onde a ação está sendo realizada. A equipe que atuará no trabalho de campo será dividida em duplas, visto que o serviço é composto também por medições, sendo necessária a presença de dois profissionais em cada visita.
Em caso de dúvida sobre os cadastradores o munícipe poderá ligar para o telefone 153 da Guarda Civil, que homens da corporação irão até o local para dar apoio e conferir as informações.