"Não há desenvolvimento em uma cidade se não for pela qualidade nas escolas e isso significa também preparar os professores", disse o prefeito Zé Maria.
Para retomar as atividades mais estimulados os professores e funcionários da Secretaria de Educação estão participando hoje de um palestra no Teatro Municipal Manoel Lyra. Cerca de 500 professores do Ensino Fundamental e Infantil ouvem nesse momento o palestrante, Dr. Sérgio Leite, membro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), sobre o processo de alfabetização no ensino fundamental, que atualmente compreende noves anos. Os temas abordados são: as mudanças ocorridas no processo de alfabetização escolar, do modelo tradicional às atuais propostas emancipadoras; o texto como eixo de trabalho pedagógico; as relações entre alfabetização e o letramento; as diferentes concepções de escrita subjacentes aos modelos; e as condições para o desenvolvimento do projeto escolar de letramento e alfabetização.
Santa Bárbara d'Oeste possui atualmente 11.500 alunos, sendo 6.105 alunos no ensino infantil e 5.417 no ensino fundamental. Na abertura dos trabalhos do segundo semestre o prefeito José Maria de Araújo Júnior falou sobre as tarefas desenvolvidas pelo Município e a importância do professor. O Município fechou o mês de junho com 3.102 funcionários, sendo 1.222 educadores. Temos no Município 37 educadores aposentados por invalidez, 145 afastados por motivo de doença, três por acidente de trabalho, 24 gestantes, 4 são sem remuneração. São 1009 profissionais ativos. Nesse um ano e sete meses, foram contratados 274 profissionais para a Educação e demitidos 156 pessoas, tendo um saldo de 118 funcionários à mais na Secretaria. "Não consigo separar o professor e o funcionário da Educação do cidadão que paga seus impostos. Por isso, sempre que possível faço um relato das questões da área", disse o prefeito. A novidade foi a declaração da construção de mais três escolas, nos bairros Parque do Lago, Jardim Europa e Pântano. O prefeito Zé Maria disse ainda que o Município quer cada vez mais investir em seus professores. "Não há desenvolvimento em uma cidade se não for pela qualidade nas escolas e isso significa também preparar os professores", finalizou o prefeito.