O projeto Incubadora de Empresas "José João Sans", iniciativa da parceria Fiesp, Sebrae e Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d´Oeste, comemorou hoje (2/12), um ano de funcionamento. "A meta do projeto é dar sustentação às micros empresas, para que elas se desenvolvam da mesma forma que uma empresa de médio e grande porte", explicou Selma Krett Unamuzaga, coordenadora da Incubadora. Ela contou o faturamento no ano foi de mais de R$ 1 milhão de reais. O prefeito José Maria de Araújo Júnior (PSDB), o presidente da Câmara Municipal, entre outras autoridades, prestigiaram a comemoração realizada na sede da Incubadora, no Distrito Industrial.
O evento realizado na manhã de hoje, também atraiu a presença de representantes do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial (NDE), empresários, autoridades e representantes de diversos segmentos. Em um ano, de acordo com a coordenadora, foram feitas 36 fichas de inscrição de empresas, gerando 31 empregos diretos e 22 indiretos. "Oito empresas estão incubadas: Oiti Brasil, Globaltech, Labteste, Villa Design, Rimeb, MGM Usinagens Industriais, Meca Coleta Inteligente, Atcan Engenharia e Poly Play Artigos Plásticos. Além destas, uma outra está em negociação para participar do projeto", revelou.
Durante a solenidade o prefeito declarou que, atualmente, muitas pessoas resolvem tornarem-se empreendedores. "Esta incubadora mostra que isto realmente é possível e este é um exemplo do que Santa Bárbara precisa", afirmou. Sobre os participantes da incubadora, Zé Maria classificou-os como idealistas que reúnem méritos e é por isso que ocupam uma posição de destaque.
Perspectivas para 2006
Selma ainda afirmou que muitas das empresas que integram a Incubadora, ainda não se desenvolveram totalmente e algumas não chegaram ao seu público alvo. Mas para ela a expectativa para 2.006 é das melhores, pois é esperado um crescimento ainda maior. "Este primeiro ano foi de ajustes: dos empresários, do ponto de vista mercadológico e do financeiro. Todo mundo quer ver o projeto dar certo para então poder acreditar. È por isso que as perspectiva são as melhores possíveis, pois tudo caminha bem", ressaltou.
Ao longo do ano o projeto promoveu 196 horas de cursos e treinamentos, 198 horas de consultorias, participação em 3 feiras de negócios, duas participações em rodadas de negócio e apoio Sebraetec Design a uma empresa incubada. As empresas instaladas produzem diversos produtos e serviços, entre eles móveis, conserto de aparelhos de precisão, usinagem, prensas para madeiras e PVC, artigos plásticos, roupas de praia e fitness, máquinas. A solenidade de hoje terminou com um café da manhã, no próprio local, logo após as autoridades e demais pessoas presentes terem conhecido os empreendimentos que atuam nas instalações.