O levantamento preliminar da oferta turística dos municípios que integram o Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia, será apresentada aos prefeitos, membros de instituições de pesquisa, imprensa e integrantes do trade turístico das cidades que compõem o Pólo, na segunda-feira, dia 5 de dezembro. O evento será realizado às 18h30, no auditório do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), em Campinas.
A apresentação será feita pelo grupo técnico intermunicipal e multidisciplinar que, durante quatro meses de trabalho, fez visitas em mais de 100 locais. Desse total, 85% são espaços históricos e culturais e 15% espaços naturais. Os espaços privados somam 58%, enquanto os públicos e mistos totalizam 42%. Atualmente, o Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia é formado por Americana, Campinas, Indaiatuba, Jaguariúna, Hortolândia, Limeira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Piracicaba, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré.
O que se destaca no trabalho, segundo Mirza Pellicciotta, coordenadora do grupo técnico, é o caráter, originalidade e legitimidade da iniciativa. "É a primeira vez que 12 municípios se encontram, por meio de seus técnicos, para traçar estratégias conjuntas para o desenvolvimento do turismo na região", explicou. Ela também ressaltou a importância da apresentação do grupo que discute as propostas de conceituação, desenvolvimento e implementação do turismo de ciência e tecnologia. "Em meio a isso, o compartilhamento das experiências dos vários municípios foi riquíssima para o trabalho da equipe", acrescentou.
Roteiros experimentais, criação de um banco de dados e de um plano de turismo estratégico. Esses são resultados esperados pelo grupo, a curto, médio e longo prazos, para o Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia. "Nossa intenção é que essas visitas técnicas gerem um produto imediato, com a criação de roteiros experimentais", afirmou Eros Vizel, da Secretaria de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Campinas (SMCIST). O objetivo dos municípios é diversificar a oferta turística. "Queremos construir roteiros temáticos, específicos, personalizados.Também buscamos integrar a iniciativa privada na operação dos roteiros", ressaltou. Para ele, os resultados do levantamento mostram que a região tem muito a oferecer quando o assunto é cultura e história.
Circuito
O Circuito de Ciência e Tecnologia foi criado oficialmente em abril deste ano. Seu principal objetivo é fomentar o turismo de negócios nos municípios que o integram, dando ênfase aos atrativos da ciência e
tecnologia,sem entretanto, deixar de lado as atrações históricas, rurais e culturais. Além dos municípios envolvidos, o Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia conta com o apoio da Fundação Fórum Campinas, composta por 11 instituições de ensino e pesquisa, e do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.