A sala de "Inclusão Digital" do CAIC "Irmã Dulce", localizado no Bairro Santa Rita de Cássia será inaugurada no dia 3 de dezembro, às 10 horas. A sala possui dezoito computadores ligados em rede, uma impressora, acesso à internet, softwares educativos (ortografando, matemática, gibis e o programa star-office).
O computador será utilizado para trabalhar a inclusão digital, isto é, possibilitar que segmentos escolares de baixa renda aprendam gratuitamente a usar a tecnologia no dia-a-dia e em diferentes instâncias sociais sem sofrer o processo de discriminação digital.
Os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) utilizarão os computadores com dois objetivos distintos: um de estarem inseridos no processo de inclusão digital e outro, para melhorar o processo de alfabetização e aprendizagem utilizando um recurso diferenciado que favorece a construção do conhecimento.
Os educadores da rede municipal de ensino receberão formação para utilizar os recursos do computador e para elaborar projetos.
Uma Conquista Social é a implantação desta sala, se tornando importante para as famílias e para os funcionários da prefeitura que também participarão de capacitações de informática básica, aprendendo a utilizar os recursos básicos do computador, diferentes softwares e a Internet.
A sala de inclusão digital diminuirá a desigualdade social, beneficiando a construção do saber para diferentes usuários em horário oposto as suas atividades, tais como: O PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e os grupos de terceira idade.
As turmas serão prioritariamente formadas para atender os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) com o objetivo de diminuir a exclusão digital e promover a democratização do conhecimento.
Posteriormente os demais segmentos da educação também participarão do projeto. O trabalho com inclusão digital foi implantado na Rede Municipal de Ensino em março de 2005 e esta sala de informática no CAIC "Irmã Dulce" será uma extensão significativa deste processo.
Texto: Secretaria de Educação