Ainda no dia 4 de dezembro, às 17h30, no Centro Social Urbano, está programado a apresentação da "Banda Carlos Gomes" de Campinas, com regência do maestro Wilson Domingos Dias.
Histórico
Em 4 de julho de 1895, fundou-se em Campinas a Banda Ìtalo-Brasileira, que tornar-se-ia uma das corporações musicais mais significativas no cenário cultural de Campinas, sendo, em determinada fase de sua história considerada como a mais importante do interior do Estado.
Foram seus fundadores nomes atualmente reverenciados à história campineira, o músico Constantino Suriani, seu primeiro maestro, Miguel de Fillipis, Giustino Scarmufo, Domingos di Curcio, João Suriani, Paulo Suriani, Romualdo Suriani, Panphylo Sabattini, Benjamin Constant da Silva e Gabriel Vasconcelos.
Eclodindo a Segunda Guerra Mundial em 1º de setembro de 1939, a Itália aliou-se aos países do eixo, Alemanha e Japão, contra os países aliados, comandados pelos Estados Unidos e Inglaterra. A decisão italiana repercutiu diretamente na Banda Ítalo-Brasileira e outras instituições italianas estabelecidas no Brasil, observando-se que, por força de Lei Federal, esta teve que alterar a sua denominação passando, em virtude de proposta patronímica eleita por aclamação em 1º de maio de 1941, a ser reconhecida como Banda Municipal "Carlos Gomes" justa homenagem ao insigne maestro e compositor campineiro.
Regente
Wilson Domingos Dias, bacharel em Euphonium (bombardino) pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, iniciou seus estudos na Guardinha de Campinas, foi aluno do Conservatório Musical Carlos Gomes, tendo ingressado na Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas no ano de 1984 sob regência do Maestro Flávio Florence, com a qual participou dos Encontros de Orquestra Sinfônicas Jovem da cidade de Tatuí (SP). No ano de 1985 ingressou na Banda Sinfônica do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí. Participou de diversos festivais, master-classes, concursos. Participa da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Filarmônica de Rio Claro, Camerata de Metais do Interior de São Paulo, Quarteto de Tombones de Campinas e é membro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas desde 1995. Professor e regente do projeto Unibanda, onde dá aulas de trombone e Euphonium e aulas coletivas para instrumentos de sopro e percussão. Presidente da associação de Tubistas, Eufonistas, Baritonistas e Souzafonistas do Brasil (Atebs).
Fonte: Banda Carlos Gomes