Foi inaugurada hoje a sala de "Inclusão Digital" do CAIC. Hoje à noite, tem show do Raices de América e baile de aniversário na Sodave.
Foi inaugurada hoje a sala de "Inclusão Digital" do CAIC "Irmã Dulce", localizado no Bairro Santa Rita de Cássia. A sala possui dezoito computadores ligados em rede, uma impressora, acesso à internet, softwares educativos (ortografando, matemática, gibis e o programa star-office).
O computador será utilizado para trabalhar a inclusão digital, possibilitando que segmentos escolares de baixa renda aprendam gratuitamente a usar a tecnologia no dia-a-dia e em diferentes instâncias sociais sem sofrer o processo de discriminação digital. "Esse será um projeto destinado primeiramente aos nossos alunos e pessoas participantes dos nossos projetos, como PETI e 3ª Idade e em um segundo momento estaremos abrindo para a comunidade", explicou a secretária de Educação, Neuza Carleto.
Os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), por exemplo, utilizam os computadores com dois objetivos distintos: um de estarem inseridos no processo de inclusão digital e outro, para melhorar o processo de alfabetização e aprendizagem utilizando um recurso diferenciado que favorece a construção do conhecimento. Na inauguração da sala, três alunos do EJA, Geraldo Ramos, Maria Isabel de Jesus e Gercina Silvestre, que já participam do projeto estiveram fazendo demonstração.
Os educadores da rede municipal de ensino receberão formação para utilizar os recursos do computador e para elaborar projetos. "O projeto de inclusão digital foi implantado em março, portanto, alguns professores já foram treinados e muitos alunos, inclusive deficientes já foram contemplados com esse benefício", completou a secretária.
Para o prefeito José Maria de Araújo Júnior essa é uma conquista muito importante para cidade. Ele comparou a chegada da televisão com a do computador. "O computador exerce um fascínio nas pessoas, como foi na década de 50 a chegada da televisão. Ele propicia conhecimento e lazer. Tenho certeza que esse é um bom investimento da Secretaria de Educação", enfatizou o prefeito Zé Maria.
A Orquestra de Violas esteve se apresentando após a inauguração da sala de Inclusão Digital, no CAIC.
Programação Aniversário da Cidade
3 de dezembro - 20 horas - Show com "Raíces de América", Teatro Manoel Lyra - Rua João XXIII, 61 - Centro;
21 horas - Baile de Aniversário da cidade na Sodave (Sociedade Dançante dos Veteranos) Rua Potiguares, 850 -Distrito Industrial.
4 de dezembro - 10 horas - Final do Campeonato de Futebol Amador da Primeira Divisão - União Agrícola Barbarense
10 horas - Inauguração do novo prédio da Secretaria de Educação - Rua Graça Martins, 680 - Centro.
17h30 - Concerto Sinfônico da "Banda Carlos Gomes" de Campinas, com regência do maestro Wilson Domingos Dias - Centro Social Urbano.