Nesta terça-feira (6/12) a equipe do Hemocentro da Unicamp estará na Unidade Modular Dr. Afonso Ramos, entre 9 horas e meio-dia, para a coleta de sangue.
Nesta terça-feira (6/12) a equipe do Hemocentro da Unicamp estará na Unidade Modular Dr. Afonso Ramos, entre 9 horas e meio-dia, para a coleta de sangue. Essa será a última coleta de sangue do ano.
Alguns cuidados são tomados antes da coleta, como a aferição da pressão arterial e realização de exame de glicemia. Outro procedimento adotado é uma entrevista, que auxilia na verificação das condições de saúde do doador. Após estes procedimentos, cada doador é atendido para a coleta de até 480 mililitros de sangue na bolsa e 30 mililitros para amostra.
Em novembro, 35 bolsas foram coletadas sendo que 15 participaram da campanha pela primeira vez. Os doadores receberam uma carta com os resultados negativados dos exames realizados para a detecção da doença de Chagas, Sífilis, Hepatite B e C, AIDS, HTLV I e II, além do grupo sangüíneo. No caso de alguma alteração, em qualquer um dos testes, o Hemocentro encaminha o doador para acompanhamento médico.
Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum.