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AGO
11
11 AGO 2006
Educadores participam do 1º Fórum Internacional de Educação da RMC
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A secretária de Educação Neuza Carleto expôs um estudo sobre "A Proposta de Educação Integral para o Ensino Fundamental de Nove Anos em Ciclos de Formação".
O 1º Fórum Internacional de Educação, organizado pela Câmara Temática de Educação do Conselho da Região Metropolitana de Campinas, foi realizado esta semana na cidade de Indaiatuba e contou com a participação de representantes dos 19 municípios da RMC, os quais discutiram os temas "Fundeb" (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), "Educação Integral" e "Ensino Fundamental de Nove Anos".

A abertura oficial, realizada na segunda-feira (7/8), teve a participação de educadores do Brasil e de outros países, como Cuba e França, que foram convidados para discutir os diversos modelos e práticas educacionais. Na terça-feira (8/8), foram realizadas três mesas redondas que abordaram temas específicos: "A Avaliação da Aprendizagem", "Avaliação e Monitoramento do Financiamento da Educação" e "A Proposta de Educação Integral para o Ensino Fundamental de Nove Anos em Ciclos de Formação", este último contou com a da secretária de Educação de Santa Bárbara d'Oeste, Neuza Carleto.

A secretária de Educação Neuza Carleto expôs um estudo sobre o tema e enfatizou que o Ensino Fundamental de Nove Anos além de favorecer o aumento de recursos municipais, também favorece o processo de aprendizagem. O Município de Santa Bárbara já aderiu ao novo sistema no início de 2006, quando 414 crianças de seis anos de idade foram matriculadas na série inicial do Ensino Fundamental nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com Neuza Carleto, a existência desta nova série em formato de ciclos garante ao educando a continuidade do processo de ensino-aprendizagem, tornando a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental menos brusca, preservando assim, parte das características lúdicas da Educação Infantil. Além disso, o tempo adicional que o aluno permanece na escola é utilizado para o desenvolvimento de atividades mais intensas focadas no mundo letrado, sendo assim, o brincar passa a ter esta mesma importância.
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