DE 11 DE DEZEMBRO DE 2025
“Dispõe sobre procedimentos internos superiores de controle da realização de horas extraordinárias de trabalho pelos funcionários públicos municipais, dando outras providências”.
PATRÍCIA REGINA MARQUES DE MARTINO, Secretária Municipal Chefe de Gabinete, no uso das atribuições conferidas pelo inciso II do artigo 74 da Lei Orgânica do Município e,
CONSIDERANDO a necessidade de acompanhamento superior sistematizado da realização de horas extraordinárias de trabalho pelos funcionários públicos municipais, cuja prática apenas se admite na excepcionalidade;
CONSIDERANDO a necessidade de adequação geral e uniforme dos procedimentos internos de planejamento, análise e deliberação sobre o tema,
EXPEDE a presente Instrução Normativa, nos seguintes termos:
Art. 1º A partir de 15 de dezembro de 2025, fica terminantemente proibida a realização de trabalho em horas extraordinárias pelos funcionários públicos municipais vinculados à administração direta.
Art. 2º A referida proibição somente se flexibilizará em casos excepcionais e urgentes, cuja exceção deverá ser previamente apresentada ao correspondente Secretário Municipal, de forma fundamentada, pela respectiva chefia da unidade administrativa demandante.
Parágrafo único. Excluindo-se as jornadas de trabalho em escalas de revezamento, a remota flexibilização da regra para trabalho extraordinário em dia declarado feriado exigirá, além da justificativa fundamentada da chefia imediata, a apresentação de justificativa de evento excepcionalíssimo apresentada pelo respectivo Secretário Municipal, cujo resultado final financeiro deverá ser o menos oneroso.
Art. 3º Após a fundamentação prevista no artigo 2º, a competente solicitação para a realização excepcional de horas extraordinárias será direcionada pelo Secretário Municipal da pasta demandante à esta Secretaria da Chefia de Gabinete, devendo estar acompanhada dos seguintes documentos:
I – Planejamento mensal da escala ordinária de trabalho da respectiva unidade administrativa, conforme Anexo I;
II – Detalhamento de distribuição de horas, com especial indicação de compensações legais, conforme Anexo II;
III – Indicação e justificativa pontual para o eventual labor em horário extraordinário e correspondente cálculo, conforme Anexo III;
IV – Quando possível, indicação nominal dos funcionários públicos que serão indicados para o referido trabalho extraordinário, conforme Anexo IV;
V – Resultado final financeiro, conforme Anexo V.
Parágrafo único. O conjunto de documentos acima descritos deverão ser submetidos à análise prévia e mensal desta Chefia de Gabinete, mediante expediente próprio aberto pelo sistema informatizado de tramitação processual, cuja remessa ocorrerá até dia 1º do mês corrente para concretização a partir do dia 11 do mesmo mês.
Art. 4º As disposições da presente Instrução Normativa vinculam-se, obrigatoriamente, a todas as Secretarias Municipais.
Art. 5º A Secretaria Municipal de Administração, por meio do Departamento de Pessoal, para fins de pagamento, somente efetuará o lançamento das horas extraordinárias de trabalho de que trata a presente Instrução Normativa, se devidamente instruída com os documentos relacionados e competente autorização desta Secretaria de Chefia de Gabinete.
Art. 6º Eventuais horas extraordinárias de trabalho realizadas sem prévia autorização desta Secretaria de Chefia de Gabinete serão submetidas a processo específico de apuração de excepcionalidade.
Art. 7º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação no site oficial do Município.
Santa Bárbara d’Oeste, 11 de dezembro de 2025
PATRÍCIA REGINA MARQUES DE MARTINO
Secretária Municipal Chefe de Gabinete
ANEXO I
SECRETARIA:
UNIDADE:
ESCALA DE TRABALHO:
ANEXO II
SECRETARIA:
UNIDADE:
ESCALA DE TRABALHO:
DISTRIBUIÇÃO DE HORAS: LISTA NOMINAL
COMPENSAÇÃO: LISTA NOMINAL
ANEXO III
SECRETARIA:
UNIDADE:
ESCALA DE TRABALHO:
HORAS EXTRAORDINÁRIAS: DIAS E HORAS
JUSTIFICATIVA:
ANEXO IV
SECRETARIA:
UNIDADE:
ESCALA DE TRABALHO:
HORAS EXTRAORDINÁRIAS: LISTA NOMINAL – DIAS E HORAS
ANEXO V
SECRETARIA:
UNIDADE:
QUANTIDADE DE HORAS:
PROJEÇÃO RESULTADO FINANCEIRO:
| Ato | Ementa | Data |
|---|---|---|
| LEI COMPLEMENTAR Nº 363, 03 DE DEZEMBRO DE 2025 | Autoriza o Poder Executivo Municipal viabilizar o uso institucional de área pública mediante concessão de direito real do uso, em caráter oneroso, visando a instalação de um Centro Especializado de Formação e Qualificação Profissional para Atuação em Saneamento Básico, conforme especifica | 03/12/2025 |
| DECRETO Nº 7720, 23 DE OUTUBRO DE 2025 | “Regulamenta o disposto no art. 31 da Lei Federal n° 14.133, de 1° de abril de 2021, para dispor sobre os procedimentos operacionais da licitação na modalidade leilão, para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos, no âmbito da Administração Direta e Indireta do Município de Santa Bárbara d'Oeste, e dá outras providências” | 23/10/2025 |
| LEI ORDINÁRIA Nº 4715, 19 DE SETEMBRO DE 2025 | “Dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar ao Orçamento do Município para o exercício de 2025 e dá outras providências” | 19/09/2025 |
| DECRETO Nº 7712, 16 DE SETEMBRO DE 2025 | “Que autoriza o Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d' Oeste a proceder à abertura de crédito adicional suplementar conforme autorizado pelo artigo 6º, do Decreto nº 7610 de 06 de Dezembro de 2024 e da outras providências”. | 16/09/2025 |
| DECRETO Nº 7711, 12 DE SETEMBRO DE 2025 | “Dispõe sobre a renumeração de dispositivos do Decreto Municipal 7.707 de 05 de setembro de 2.025, dando outras providências.” | 12/09/2025 |
| LEI ORDINÁRIA Nº 4749, 03 DE DEZEMBRO DE 2025 | Dispõe sobre recesso do funcionalismo público municipal da administração direta e indireta no final de 2.025, dando outras providências | 03/12/2025 |
| DECRETO Nº 7724, 14 DE NOVEMBRO DE 2025 | Altera o Decreto nº 7356/2022 que ‘Regulamenta a Tabela 2 do Anexo I e o Anexo VI da Lei Complementar Municipal nº 69/2009, fixando quantitativo de funções de confiança, conforme especifica’, dando outras providências | 14/11/2025 |
| LEI COMPLEMENTAR Nº 358, 15 DE AGOSTO DE 2025 | “Dispõe sobre a alteração das Leis Complementares Municipais nº 66/2009, 126/2011 e 228/2015 e Leis Municipais nº 3.081/2009 e nº 3.922/2017 e revoga a Lei Municipal nº 3.148/2009, dando outras providências” | 15/08/2025 |
| DECRETO Nº 7622, 20 DE JANEIRO DE 2025 | “Dispõe sobre a fixação da remuneração do Diretor Superintendente do Departamento de Água e Esgoto – DAE, conforme especifica” | 20/01/2025 |
| LEI COMPLEMENTAR Nº 351, 29 DE MAIO DE 2024 | “Dispõe sobre a concessão de reajuste salarial aos servidores públicos da Administração Direta e Indireta do Município de Santa Bárbara d’Oeste, conforme especifica.” | 29/05/2024 |