A campanha é uma realização mensal da Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d'Oeste, em parceria com o Hemocentro da Unicamp e o Lions Club de Santa Bárbara d'Oeste (Centro e Pérola).
A nona Campanha de Doação de Sangue de 2006 acontece na próxima terça-feira (5/9), das 9h00 às 12h00, na Unidade Modular de Saúde Dr. Afonso Ramos, na Zona Leste. Desde o mês passado as campanhas estão sendo realizadas de maneira alternada, no Afonso Ramos e no Pronto Socorro Dr. Edison Mano, para facilitar o acesso dos doadores de sangue.
A campanha é uma realização mensal da Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d'Oeste, em parceria com o Hemocentro da Unicamp e o Lions Club de Santa Bárbara d'Oeste (Centro e Pérola) e tem o objetivo de suprir as necessidades do Município.
Alguns cuidados são adotados antes da coleta de sangue, como a aferição da pressão arterial e realização de exame de glicemia, fatores que quando alterados, tornam a doação inapta. Vale ressaltar que a inaptidão pode ser temporária, sendo que em alguns casos, após um tratamento adequado a pessoa possa fazer a doação de sangue. Outro procedimento adotado é uma entrevista, que tem por objetivo auxiliar na verificação das condições de saúde do doador e na elaboração do perfil do doador em potencial.
Após estes procedimentos, cada doador é atendido para a coleta de até 480 mililitros de sangue na bolsa e 30 mililitros para amostra. Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum.
É importante ressaltar que o doador não corre nenhum risco com o ato, pois doar não engrossa ou afina o sangue, não coloca a pessoa em risco de adquirir alguma doença. Quem doa uma vez, não precisará doar sempre, apesar da importância deste ato, tão significativo para auxiliar as pessoas que necessitam.
De janeiro até agosto foram coletadas 395 bolsas de sangue.
Mês Nº Bolsas
Janeiro 44
Fevereiro 61
Março 48
Abril 60
Maio 49
Junho 50
Julho 55
Agosto 28
Total 395