Foi encerrada nessa sexta-feira (15/09) a categoria infanto-juvenil do 8º FETESB, Festival de Teatro do Estudante.
Foi encerrada nessa sexta-feira (15/09) a categoria infanto-juvenil do 8º FETESB, Festival de Teatro do Estudante. Alunos da Escola Estadual Professora Romana Oliveira Salles Cunha apresentaram a peça "Ou isto ou aquilo".
A peça conta a história de personagens encantadores. Uma das protagonistas é uma barata acostumada a contar lorotas, mas que acaba desmascarada. Outro destaque é uma pombinha que vive a espera de um namorado. O público também pôde conhecer dona Carochinha, que guarda dinheiro pensando em se casar, mas se depara com um golpista. A montagem proporcionou uma viagem a um mundo imaginário repleto de humor, energia e magia. Os alunos utilizaram figurinos coloridos e, ao ritmo de uma sonoplastia bastante variada, mantiveram o clima de "faz de conta" do começo ao final do espetáculo.
A Escola Estadual Professora Romana Salles Cunha foi campeã no FETESB do ano passado. É o que conta a vice-diretora, Sueli Regina Caprara Rossetto. "Os alunos levaram o título em 2005. Nesse ano eles estão empolgados. O FETESB é muito importante para nossa escola porque incentiva entre os alunos a produção cultural", contou.
O FETESB é organizado pelo Município de Santa Bárbara d'Oeste, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e visa incentivar o estudante a pesquisar e a produzir arte através do seu potencial criativo. Além disso, busca incentivar valores artísticos, enriquecer o intercâmbio cultural entre as escolas do município e formar uma platéia mais consciente e habituada a freqüentar teatro.
O coordenador do 8º FETESB, Almir Pugina, comemorou o nível das produções apresentadas na categoria infanto-juvenil. "As escolas buscaram profissionais do teatro para ajudar nas montagens e isso surtiu um efeito muito bom. As produções tiveram um cuidado especial com o acabamento artístico e fizeram isso sem muitos recursos financeiros", destacou Pugina. Ele lembrou ainda que o público mostrou grande respeito pelos atores e que isso significa que existe maior consciência sobre como deve ser o comportamento em um teatro. Nesse ano cerca de 300 pessoas compareceram a cada sessão da categoria infanto-juvenil do FETESB.
O Festival continua na próxima semana com apresentações da categoria adulto. Todas as apresentações terão início às 20h00 e os ingressos custarão R$ 3,00.
Programação
18/09 "O anel de Magalão" E.E. Professora Maria José Margato Brocatto
19/09 "Cala a boca, Etelvina" E.E. Dirceu Dias Carneiro
20/09 "Beijos, escolhas e bolhas de sabão" E.T.E. Professor Doutor José Dagnoni
21/09 "A vida é sonho" E.E. Professora Irene de Assis Saes
25/09 "A hora da estrela" E.E. Professora Sônia Aparecida Bataglia Cardoso
26/09 "Ele me disse que ela falou" E.E. Professora Heloíza Teresinha Murbach Lacava
27/09 "Homens de papel" E.E. Professora Romana Oliveira Salles Cunha
28/09 "A farsa da boa preguiça" E.E. Professora Neuza Maria Nazatto Carvalho
02/10 "O crime da cabra" E.E. Professora Benedicta Aranha Ol. Lino
03/10 "Casal aberto" Colégio Pró Cultura / Anglo
04/10 "Homens de papel" E.E. Professora Jorge Calil Assad Sallum