De acordo com informações do MEC, 78,3% desses professores completaram curso universitário.
A "prova Brasil" realizada pelo Ministério da Educação(MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), revelou um dado que justifica o ótimo desempenho dos alunos das 4ª séries do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Santa Bárbara d'Oeste. A cada 10 professores desses alunos 8 possuem curso superior completo.
De acordo com informações do MEC 78,3% desses professores completaram curso universitário. Esse número é maior do que a média estadual e nacional. No Estado de São Paulo 72,6% dos professores possuem ensino superior enquanto a média nacional é de 56,8%.
No relatório do MEC um dos destaques é a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil Professora Purificacion Sanches Fonseca - Dona Pura. O relatório aponta que na escola, localizada no Jardim Monte Líbano, 100% dos professores das 4ª séries possuem ensino superior completo.
Para a dirigente da escola, Luciana Lucheti Luiz, a "prova Brasil" foi reflexo de uma realidade com a qual ela já está habituada. "Não são apenas os professores das 4ª séries que se destacam na escola. Todos os docentes que aqui lecionam possuem nível superior completo", destaca Luciana.
De acordo com a secretária de Educação, Neuza Carleto, o objetivo é que todo o quadro de docentes do ensino municipal possua nível superior completo. "Nós estamos caminhando para isso. A Prefeitura possui um convênio firmado com a UNICAMP através do qual os professores participam do PROESF", conta a secretária.
PROESF - UNICAMP
O PROESF é o Programa Especial para Formação de Professores em Exercício na Rede de Educação Infantil e Primeiras Séries do Ensino Fundamental da Rede Municipal das cidades da região metropolitana de Campinas.
O objetivo do PROESF é melhorar da qualidade da educação pública e da formação dos professores. O Programa é resultado do esforço dos prefeitos e das Secretarias de Educação para oferecer formação gratuita em Pedagogia, com Licenciatura Plena, aos professores efetivos. O curso tem duração de três anos totalizando 3300 horas.
A última formatura do PROESF foi realizada no dia 11 de agosto de 2006. Na ocasião receberam o diploma 25 professores de Santa Bárbara d'Oeste. Até o final de 2007 entre 400 e 450 professores devem se formar no PROESF, desses 32 são barbarenses.