A Campanha do Obrigado tem como objetivo incentivar a boa convivência entre os alunos.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental "Professora Maria de Lourdes Rodrigues", localizada no Jardim São Fernando, iniciou no dia 18 de outubro uma campanha diferenciada e que tem movimentado os 317 alunos da unidade. Trata-se da Campanha do Obrigado que tem como objetivo incentivar a boa convivência entre os alunos.
Um painel foi instalado no pátio da escola e através dele o comportamento das 10 classes é avaliado diariamente. Isso é feito através do conhecidos "smiles", rostos que expressam alegria extrema, um certo descontentamento e tristeza.
Quando uma sala apresenta bom comportamento ela recebe um sorriso no final do dia. Ele é colocado no painel para que todos possam ver. Isso significa que o que se espera é que os alunos permaneçam assim. Quando a sala apresenta algum fato que causou transtorno ela recebe no final do dia um rosto neutro, que reflete o desejo do restante da escola de que o erro não volte a acontecer e a crença de que é possível melhorar. A pior avaliação é o rosto que retrata a tristeza. Ele é a reprovação pelo comportamento que deixou a desejar.
A iniciativa tem incentivado a prática da gentileza e também gestos de cidadania entre os alunos. "Quando alguém não está agindo da forma correta os outros alunos avisam e assim a sala está mais comportada", contou a aluna Aline Begas Lava.
A Campanha do Obrigado causou tanta repercussão entre os alunos que alguns pais adotaram os mesmos critérios em casa. De acordo com a professora Roseli Martins eles mesmos tomaram a iniciativa. "Algumas mães chegam a mandar por escrito um resumo do comportamento do filho em casa", destacou a professora.
A Campanha é temporária. O que a direção e os professores da EMEF esperam é que os alunos assimilem a proposta e continuem agindo como se a iniciativa continuasse vigorando.
Segundo a dirigente da EMEF, Tânia Mara da Silva, a iniciativa tem levado os alunos a respeitarem o espaço do outro. "A Campanha do Obrigado é um exercício de cidadania que nós esperamos que se torne constante na vida de cada um", destacou a dirigente.