Uma das vantagens é a agilidade e transparência do processo.
O Município de Santa Bárbara d'Oeste tem conseguido significativa economia em algumas licitações, através de Pregão. A utilização desse sistema tem trazido uma economia média para a Administração em torno de 30% em relação às licitações tradicionais, já que é possível a participação de um maior número de empresas de qualquer parte do país. Com o aumento da competitividade entre as empresas a Prefeitura consegue melhorar os preços, mantendo-se o padrão de qualidade.
Outra vantagem é a agilidade e transparência do processo. Depois de definida a licitação na modalidade Pregão, a publicação é disponibilizada no site da Prefeitura, em sites especializados, jornal local e Diário Oficial do Estado, permitindo que todas as empresas interessadas tenham acesso, garantindo a igualdade.
O "Pregão" é uma modalidade de licitação instituída pela Lei Federal nº 10.520/02, de 17 de julho de 2002 e pode ser utilizado para aquisição de bens e serviços comuns, apresentando características semelhantes à de um leilão reverso. O interessado propõe "lances" sucessivos visando a melhor proposta para o Município.
O Pregão está subdividido em duas modalidades. Presencial: a empresa, através de seu representante credenciado, comparece para a licitação em local e hora determinados no edital, apresenta sua proposta inicial e, após, participa da rodada de lances verbais para definir o vencedor; Eletrônico: sessão virtual. A empresa envia antecipadamente lances pela "internet", de sua própria sede, devendo se cadastrar previamente no provedor do sistema. Após, em data e horário marcado, tem início a sessão de lances, onde simultaneamente as empresas vão fazendo novas propostas até a definição do vencedor.
O Pregão foi implantado no Município em 2005, na modalidade Presencial e esse ano na modalidade Eletrônico. As licitações na Internet podem ser conferidas através do site www.licitações-e.com.br .