A cerimônia, que terá início às 8h30, será realizada na Emei "Irmã Dulce", localizada no Bairro Santa Rita de Cássia.
Na segunda-feira (05/02) o prefeito José Maria de Araújo Júnior e a secretária de Educação Neuza Carleto participarão de um ato que marcará o início do ano letivo de 2007 nas escolas municipais de Santa Bárbara d'Oeste. A cerimônia, que terá início às 8h30, será realizada na Emei "Irmã Dulce", localizada no Bairro Santa Rita de Cássia.
Voltam às aulas na próxima semana 4.832 alunos do Jardim 1, Jardim 2 e Pré-Escola. Esses alunos, com idade entre 4 e 6 anos, passarão por horário especial de adaptação. Durante toda a semana os alunos do período da manhã sairão às 9h30 quando o horário normal seria às 12h e do período da tarde sairão às 15h sendo que o normal seria 17h30.
Ainda na segunda-feira (05/02) serão iniciadas as aulas nas escolas municipais que oferecem Ensino Fundamental. Haverá horário especial de adaptação para os alunos de 1ª série e da série inicial do Ensino Fundamental com nove anos de duração.
A rede municipal começa o ano letivo de 2007 com 5.677 alunos matriculados de 1ª a 4ª séries e também na série inicial. No total, o Município é responsável por quase 12 mil alunos matriculados em 40 escolas.
Para garantir a boa qualidade do ensino, a Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste investiu mais de 600 mil reais em materiais escolares e em recursos pedagógicos para o ano letivo de 2007. Todos os produtos foram entregues às unidades durante o período de férias. A Secretaria Municipal de Educação também aproveitou os meses de dezembro e janeiro para realizar serviços de manutenção, como a limpeza de caixas d' água.
A mesma preocupação teve o Setor de Alimentação Escolar. O planejamento das compras dos alimentos e dos produtos de limpeza foi feito em outubro de 2006. Essa etapa é fundamental porque além de fornecer merenda para os alunos das escolas municipais, a Prefeitura também é responsável pela alimentação dos alunos das 35 escolas estaduais de Santa Bárbara d'Oeste.
Cabe ao Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação a merenda dos cerca de 29 mil alunos da rede estadual que voltam às aulas no dia 12 de fevereiro.
Dicas
Para que os alunos tenham um início de aulas tranqüilo a Secretaria Municipal de Educação alerta para alguns cuidados que devem ser tomadas pelos pais:
1 - Conhecer os horários de início e término de aulas e procurar chegar a escola com no mínimo 10 minutos de antecedência;
2 - No caso de ter matriculado o filho em uma nova escola procurar conhecer a equipe da unidade e a proposta pedagógica;
3 - Evitar materiais supérfluos na mochila para não causar peso excessivo e com isso danos à saúde da criança,
4 - Estimular o filho a construir e manter relacionamentos saudáveis com outras crianças;
5 - Acompanhar o desenvolvimento do filho por meio dos cadernos de uso diário e manter contato com o professor;
6 - Comparecer às reuniões de pais e, sempre que possível, aos eventos realizados na escola.