O jacaré de papo amarelo, remanescente do antigo Parque Ecológico Municipal de Santa Bárbara d'Oeste, será transferido amanhã, quinta-feira, (4/8), para Arthur Nogueira. A mudança será feita às 9 horas da manhã, com o acompanhamento de três técnicos da secretaria de Saúde do município e representantes do criadouro que irá receber o animal. A transferência foi viabilizada com o auxílio do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), que intermediou os contatos.
O Parque foi desativado há aproximadamente cinco anos e a maioria dos animais foram transferidos para outros parques, em cidades da região. No caso do jacaré, no entanto, não foi encontrado um local adequado. "Dentre as exigências para poder receber o animal, o local deveria ser adequado a sua espécie e ser credenciado pelo Ibama, como agora", expôs a veterinária do Viveiro Municipal, Maria Cândida Vieira Miguel.
Ela também disse que o animal é carnívoro e foi monitorado por técnicos do Viveiro Municipal, que é o setor responsável pela área do antigo parque, ao longo do tempo no qual ficou na área. Segundo a veterinária, o jacaré possui cerca de cinco anos de idade, 60 quilos e 1,60 metros de comprimento. " Essas medidas serão aferidas antes da transferência, amanhã", revelou.