Todas as escolas barbarenses que serão utilizadas como seções eleitorais para o Refendo do Desarmamento, a ser realizado no dia 23 de outubro, estão sendo vistoriadas. As instalações elétricas são o alvo da verificação solicitada pelo Cartório Eleitoral, em virtude de que, para o Referendo, serão utilizadas as urnas eletrônicas.
Segundo informações da Justiça Eleitoral, a vistoria é um ato preventivo, que visa garantir êxito na instalação das urnas eletrônicas que serão utilizadas durante a votação do Referendo. A vistoria, bem como uma revisão das instalações, está sendo executada pela Secretaria de Obras do Município.
Atualmente Santa Bárbara possui 114.383 eleitores e 267 seções eleitorais, que serão distribuídas em 43 locais (escolas municipais, estaduais e outros pontos). O objetivo do Referendo é saber se a população é a favor ou contra o comércio de armas no país.