A Farmácia Popular de Santa Bárbara d'Oeste será inaugurada sexta-feira (19/05), às 10h00.
A Farmácia Popular de Santa Bárbara d'Oeste será inaugurada sexta-feira (19/05), às 10h00. Ela irá funcionar na Praça João XXIII, antiga sede da Guarda Municipal. O prédio passou por reformas para poder abrigar as instalações.
O programa "Farmácia Popular" do Ministério da Saúde teve início em julho de 2004 e sua característica principal é oferecer medicamentos com preços mais baixos que os praticados no mercado, com descontos que podem chegar a 90%. Serão oferecidos cerca de 100 itens, o que corresponde a aproximadamente dois mil medicamentos. Fazem parte da cesta antibióticos, antiasmáticos, anti-hipertensivos, entre outros. O atendimento será feitos por funcionários contratados pelo Município e qualquer pessoa portando receita médica poderá adquirir medicamentos no local, sendo que a venda é feita somente com pagamento à vista.
Para que uma unidade da Farmácia Popular seja instalada o Município precisa cumprir algumas exigências, entre elas, cessão de imóvel adequado e contratação de funcionários. Ao Ministério da Saúde cabe a infra-estrutura e estoque de medicamentos. A movimentação financeira e o controle do estoque são feitos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Através de conta bancária em nome da Instituição, o Município faz os depósitos diariamente e de acordo com os medicamentos vendidos a Fiocruz faz a reposição.