14 SET 2022
PLANEJAMENTO ECONÔMICO
Prefeito Rafael Piovezan lança programa Cria SP de Santa Bárbara

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste Rafael Piovezan, juntamente com o Governo do Estado de São Paulo, lançou nesta quarta-feira (14) o programa Cria SP - Cidades Criativas. O evento aconteceu na Destilaria Santa Capela, novo empreendimento do Município, no bairro Fazenda São Luiz, e reuniu representantes do Estado, vereadores, secretários municipais, empreendedores criativos e fazedores de cultura de Santa Bárbara.

Na ocasião, houve apresentação do cronograma das ações no Município pelas consultoras do Cria SP, Bruna Neiva e Miriam Rocha. Os presentes puderam acompanhar todo o panorama das ações que serão realizadas até dezembro deste ano – o que resultará na criação do Plano Municipal de Economia Criativa de Santa Bárbara d’Oeste. Também foram apresentados os novos canais de Comunicação do programa na cidade: o site www.culturasbo.com/creativecity e as redes sociais @sbocreativecity

“A função desses empreendedores que tem a criatividade para lançar um negócio é construir junto com a cidade um ambiente favorável para o desenvolvimento de uma sociedade. Para todos vocês que empreendem aqui no Município, o objetivo do nosso governo é proporcionar uma cidade cada vez melhor e trazer políticas públicas que tenham em seu alicerce um desenvolvimento sustentável”, explicou o prefeito Rafael Piovezan. “Santa Bárbara está olhando muito para isso e está levando cada vez mais um serviço público de qualidade para perto das pessoas e das comunidades”, ressaltou o prefeito.

Tom Pires, coordenador Técnico do Cria SP, ressaltou que o momento é muito importante para o Município, “porque o Cria SP é uma política pública inovadora que junto de outros nove municípios integram a primeira edição do dia. Estamos construindo um caminho que representará um marco para história do desenvolvimento humano e do desenvolvimento econômico territorial do país”, enfatizou. “Isso é um convite para que todo esse movimento aconteça e para que a gente construa futuros desejados e futuros muito mais promissores do que a economia tradicional é capaz de produzir. Seguimos juntos com o Cria em Santa Bárbara”, complementou Pires.

Programa

O “Cria SP”, última conquista do Município, contemplou apenas 10 cidades do Estado de São Paulo – com Santa Bárbara d’Oeste integrando o seleto rol. O objetivo do Cria SP é estimular os municípios selecionados por meio de chamadas públicas, com mentoria especializada para a elaboração de um plano de desenvolvimento participativo de economia criativa, com ações locais que levem em consideração as estratégias e as políticas de desenvolvimento cultural, criativo, econômico e de regeneração urbana, além da possibilidade de ser reconhecida como Cidade Criativa da UNESCO. Assim, Santa Bárbara d’Oeste garantiu suporte à gestão para futuras estruturações e está apta a se candidatar à Rede de Cidades Criativas da UNESCO.