23 NOV 2022
OBRAS PÚBLICAS
Nova fachada e reformas internas modernizam o Teatro Municipal “Manoel Lyra”
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste publica nesta quinta-feira (24) o edital de licitação para a remodelação da fachada, ampliação do hall de entrada do Teatro Municipal “Manoel Lyra” e demais intervenções previstas na sede da Secretaria de Cultura e Turismo. O investimento será de R$ 2,2 milhões, entre recursos próprios e do Governo do Estado de São Paulo, e a previsão de duração da obra é de 12 meses.

Entre os serviços previstos estão a remodelação de toda a fachada, reforma dos sanitários públicos, localizados no hall de entrada, reforma do café, ampliação e reforma de todo o hall de entrada, com novo piso, iluminação e decoração, troca da cobertura, troca de todo o piso externo, inclusive do passeio público e novo paisagismo, reforma de todo o pavimento superior, onde encontra-se instalada a Secretaria de Cultura e Turismo e pintura do prédio.

“As intervenções realizadas no Teatro têm o objetivo de oferecer maior conforto ao público que acessará uma das principais sala de espetáculos de toda a região. Pelo nosso teatro já passaram grandes artistas do Brasil e do Mundo, além de grandes talentos de Santa Bárbara d’Oeste, que por meio de seu trabalho, levam alegria e o melhor da Cultura. Em Santa Bárbara valorizamos a arte e a nossa história”, disse o prefeito Rafael Piovezan.

“A remodelação da fachada e ampliação do hall de entrada garantirão que o Teatro Municipal Manoel Lyra ofereça mais conforto ao público que acessará a sala de espetáculos. A identidade da pele de vidro será preservada, porém, ampliada e espelhada para viabilizar a expansão do ambiente de espera, além de incorporar um conceito mais moderno e arrojado à fachada, que também receberá pontos LED para valorizar a arquitetura do equipamento. A substituição do telhado pelo sistema telhas termoacústicas preservará a ótima capacidade sonora do Teatro. Agradeço o empenho do deputado estadual Ataíde Taruel, da Acisb e do CMEC pelo apoio para a execução deste projeto”, complementou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

Anteriormente, em 2021, a Prefeitura executou a reforma interna da sala de espetáculos, que ganhou modelo de poltrona mais confortável, com assento mais alto e um encosto fixo, como nova cor, preta; além de atender um Plano de Acessibilidade, oferecendo poltronas para obesos, bem como para pessoas com mobilidade reduzida e espaços para cadeirantes com acompanhantes. Foram instaladas 584 novas poltronas na ocasião.

Além disso, o piso do palco do Teatro foi substituído por assoalho com sistema de amortecimento que oportuniza uma melhor experiência aos artistas, especialmente da dança. Além das substituições das poltronas e carpete, o local também acaba de receber a substituição de parte do forro lambril e é preparada a higienização completa das paredes internas.

Teatro

Inaugurado em 26 de junho de 1995, o Teatro Municipal “Manoel Lyra” foi um espaço criado para resgatar a emoção, o interesse e o desenvolvimento cultural de Santa Bárbara d’Oeste. Hoje é um ícone da cultura e um patrimônio da história barbarense e recebe o nome de um pioneiro do teatro no interior paulista: Manoel Lyra, artista barbarense que dedicou sua vida à arte dramática de forma apaixonada e incansável.

O Teatro Municipal “Manoel Lyra” é palco de diversas manifestações culturais: teatro, dança, shows musicais, palestras, workshops, orquestras, entre outros. Por ano, mais de 45 mil pessoas prestigiam apresentações na sala de espetáculos barbarense.

O local tem capacidade para 596 pessoas, sendo 584 poltronas, seis poltronas para obesos e seis lugares para cadeirantes, contando com 4 camarins (2 superiores e 2 inferiores), palco italiano com 12 metros de boca e 9 metros de profundidade, além de uma excelente acústica.

Quem foi Manoel Lyra?

O Teatro Municipal recebe o nome de um pioneiro das artes da cena no interior paulista: Manoel Lyra, artista barbarense que dedicou sua vida à arte dramática de forma apaixonada e incansável e foi um dos grandes batalhadores pelo teatro amador da cidade nas décadas de 50 e 60, quando existiam os grêmios dramáticos.

Nenê Lyra, como era chamado pelos amigos, foi operador da máquina de projeção do antigo Cine Santa Bárbara e depois do Cine Santa Rosa. Fundou os Grêmios Dramáticos "Os Filhos do Progresso", “União Operária” e “Santa Bárbara” – esse último junto sua esposa Benedicta Amaral. Destacado como símbolo da arte teatral da cidade, Manoel Lyra morreu em 18 de janeiro de 1973.