17 JAN 2023
Setor de Fisioterapia Municipal realiza mais de 38 mil atendimentos em 2022

O Setor de Fisioterapia Municipal, vinculado à Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, realizou no ano passado mais de 38 mil atendimentos fisioterapêuticos, entre avaliações, acolhimentos e sessões. Os atendimentos de fisioterapia ambulatorial ocorrem na Clínica de Fisioterapia Municipal e por meio de convênio na Clínica de Fisioterapia da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) nas áreas de ortopedia e traumatologia, neurologia adulto e infantil, cardiorrespiratória e vascular.

O setor tem a finalidade de prestar serviço à comunidade para reabilitar e/ou prevenir patologias que afetam a integridade funcional. Em 2022, houve aumento significativo na procura pelo serviço de fisioterapia, com contratação de quatro novos fisioterapeutas, nos casos neurológicos, principalmente Acidente Vascular Encefálico, oncológicos e traumas, além de crescente no número de pacientes com dores psicossomáticas.

Um ponto em destaque é o trabalho humanizado, onde o paciente recebe não apenas uma avaliação cinético-funcional, mas uma avaliação completa, onde poderá ser encaminhado ou redirecionado a outros setores, se necessário, garantindo assim, um trabalho eficiente em rede, de acordo com o setor.

Entre os pontos positivos em 2022 para o Setor de Fisioterapia Municipal, estão: aquisição e montagem de equipamentos; criação do Ambulatório de Fisioterapia Neurofuncional Adulto, utilização do aparelho de laserterapia, realização de capacitações técnicas com temas diversificados, reuniões técnicas mensais e discussão dos casos clínicos diariamente com cada profissional, acolhimento com psicólogo e orientações para abordagem do paciente que necessita de atenção quanto saúde mental, atividades físicas e propostas terapêuticas, além de distribuição de cartilhas de orientações aos usuários.

Os atendimentos de Fisioterapia no Município são realizados na Clínica de Fisioterapia Municipal - Rua do Trigo, 1.005, no Jardim Pérola (ao lado do PS “Dr. Afonso Ramos”) - e na APAE - Rua Dom Manuel, 175, no Santa Terezinha. Para atendimento nas unidades o paciente deve comparecer munido de encaminhamento médico do SUS, documento de identificação, cartão SUS e comprovante de endereço recente no nome. O horário de atendimento é das 7 às 17 horas (Clínica de Fisioterapia Municipal) e das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30 (APAE).