16 JAN 2023
ÁGUA E ESGOTO
Energia Renovável: parceria em projeto agrícola traz economia e sustentabilidade
Produção agrícola com energia renovável se traduz em sustentabilidade. Com este propósito, João Rodrigues, produtor rural, instalou recentemente em sua propriedade placas fotovoltaicas “solaris”, uma alternativa à energia elétrica em sua produção agrícola em Santa Bárbara d´Oeste.

A iniciativa foi possível devido a utilização dos recursos financeiros do FEAP/BANAGRO (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – o Banco do Agronegócio Familiar), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, para implantação de energias renováveis. É a primeira vez que o recurso é liberado para o município e só foi possível devido à parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, por meio da Casa de Agricultura. A cidade é certificada como “Município Agro”.

“A instalação das placas fotovoltaicas permitiram que de um mês para o outro eu reduzisse para o mínimo de gasto com energia elétrica”, disse o produtor rural João Rodrigues. De acordo com o empreendedor, atualmente por meio da energia solar, ele mantém seis bombas, que retiram água do poço artesiano para irrigação e também de biodigestão, que submetem a água utilizada à decantação, para posterior uso na irrigação de bananeiras.

A propriedade de João cultiva atemoia, goiaba, uva, maracujá e banana. A área é adubada com matéria orgânica do tanque de peixe de 250 m3 mantido por meio de uma das bombas, de maneira sustentável. “O atendimento para a aquisição do recurso de R$ 53 mil foi muito prestativo e as condições do financiamento de incentivo foram excelentes, com prazo de 8 anos para pagar, carência de 4 anos e juros de 2,5% ao ano”, completou o produtor.

“A pedido do prefeito Rafael Piovezan, investimos em diversas ações na área rural para beneficiar e fomentar as atividades dos nossos produtores. Em 2022 recebemos a certificação de “Município Agro” que permite que políticas públicas do Governo do Estado de São Paulo estejam mais próximas de nossos produtores locais de diversos segmentos. E a liberação do primeiro recurso da linha Desenvolvimento Sustentável Paulista é prova de que essa cooperação é um sucesso e que vamos colher cada vez mais frutos”, disse o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro.

“O FEAP/BANAGRO possui diversas linhas de crédito para o investimento do produtor, com juros acessíveis e recursos bem atraentes”, disse Antonio Lopes Junior, engenheiro agrônomo da CATI. “E estão disponíveis aos produtores de Santa Bárbara devido a parceria estabelecida entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Administração Municipal de Santa Bárbara, a qual proporcionou condições para o atendimento do produtor rural barbarense”, concluiu.

Município Agro

Santa Bárbara d’Oeste conquistou pela primeira vez na história a certificação do Programa Estadual Município Agro - Ciclo 2021/2022. A certificação foi recebida no dia 30 de novembro de 2022, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo

O programa analisa ações e projetos de extensão rural junto aos produtores dos municípios, apoio à adequação ambiental das propriedades rurais, ações de manutenção e melhoria de estradas rurais, incentivo à produção orgânica ou de base agroecológica, monitoramento de ocorrências envolvendo espécies invasoras, organização de feira livre agropecuária, segurança pública na área rural, ações de conservação e recuperação de nascentes, adequação das espécies empregadas nas ações de arborização urbana e recomposição ecológica, controle e prevenção de incêndios na área rural, ações que favoreçam o turismo rural no município e ações ou projetos que favoreçam a agricultura urbana e periurbana no município.

Mais informações estão disponíveis na Casa de Agricultura, localizada na Rua Graça Martins, 85, Centro ou pelos telefones (19) 99685-7914 e 3433-5033 (CATI Regional de Piracicaba).