15 MAR 2023
TURISMO
Programação do Festival Pop Arte de Santa Bárbara 2023 traz novas apresentações a partir desta sexta-feira (17)

De forma gratuita, apresentações e oficinas acontecerão nos dias 17, 18, 19 e 20 deste mês

A partir desta sexta-feira (17) a agenda ininterrupta do Festival Pop Arte (Festival de Popularização da Arte de Santa Bárbara) trará novas apresentações e uma oficina. Até segunda-feira (20) a população terá a disposição, de forma gratuita, o espetáculo de teatro para Crianças “O Amigo Fiel”, do Grupo Sobrevento, show da banda Marcial FAMAM, oficina Teatro de Sombras, também do Grupo Sobrevento, e a comemoração do aniversário de 30 anos do Coral Municipal de Santa Bárbara d’Oeste “Vozes Bárbaras”. A edição 2023 é realizada no Teatro Municipal "Manoel Lyra" e Espaço Arte-Móvel.

A abertura do Festival contou com a Cia Improvisar-te, trazendo a oficina “Processos criativos e experimentações em Dança” e o espetáculo de dança “Os Espelhos da Cabeça”, ambas no dia 12 deste mês.

O Teatro Municipal “Manoel Lyra” está situado à Rua João XXIII, 61, no Centro. A retirada de ingressos pode ser feita uma hora antes dos espetáculos. Já para oficina “Teatro de Sombras”, as inscrições devem ser feitas pelo e-mail: info@sobrevento.com.br e acontecerá no Espaço Arte-Móvel, localizado na Rua João Pessoa, 601, no Planalto do Sol.

O objetivo do Pop Arte é democratizar o acesso à cultura, oferecendo uma programação artística diversificada, bem como o de fomentar a formação de plateia para o Teatro Municipal, tornando-o ainda mais popular e incentivar que os artistas locais e de cidades adjacentes utilizem esse espaço para apresentarem seus trabalhos.

Confira a programação do Festival Pop Arte 2023 e suas sinopses:

- Apresentação de Teatro para Crianças: “O Amigo Fiel” (Grupo Sobrevento)

Dia: 17 de março (sexta-feira), às 14 horas
Classificação: Livre

Sinopse: O Amigo Fiel, baseado no conto homônimo de Oscar Wilde, por meio do Teatro de Sombras e bonecos construídos com galhos de árvores, propõe uma reflexão profunda sobre o cinismo, a tolerância, o individualismo e a amizade. Em um jardim seco, abandonado, duas mulheres e dois homens falam sobre a vida e sobre como plantar uma semente e cuidar de uma planta para que ela possa dar frutos. Em um tempo em que não há mais tempo para o tempo, falam sobre a importância de cuidar e de esperar, como se a vida pudesse voltar um dia àquele jardim.

A apresentação e a oficina pelo Grupo Sobrevento recebem apoio da Cia. Arte-Móvel e da Secretaria Municipal de Cultura de Santa Bárbara d’Oeste e é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

- Apresentação: Banda Marcial FAMAM - Projeto Santa Bárbara para Música

Dia: 18 de março (sábado), às 19 horas
Classificação: Livre

Sinopse: A Banda Marcial FAMAM tem transformado a realidade de muitas crianças, adolescentes e jovens, capacitando-os para que possam tornar-se músicos profissionais ou enxergar a realidade musical com olhos mais críticos e sensíveis. Neste ano, a FAMAM implantará em seu repertório Clássicos do Rock.

- Oficina: Teatro de Sombras | Grupo Sobrevento

Dia: 19 de março (domingo), das 9 às 12 horas
Local: Espaço Arte-Móvel - Rua João Pessoa, 601, Planalto do Sol
Inscrições pelo e-mail: info@sobrevento.com.br
Classificação: Livre

- Apresentação de Teatro para Crianças: “O Amigo Fiel” (Grupo Sobrevento)

Dia: 19 de março (domingo), às 15 horas
Classificação: Livre

- Aniversário de 30 anos do Coral Municipal de Santa Bárbara d’Oeste “Vozes Bárbaras”

Dia: 20 de março (segunda-feira), às 19 horas
Classificação: Livre

Sinopse: Mantido pela Prefeitura, o Coral é formado por voluntários, não profissionais, que se reúnem semanalmente por amor à música e busca fortalecer a cultura brasileira por meio de um repertório popular, manter a atividade do coral no Município e incentivar novos talentos.