17 MAR 2023
TURISMO
Espetáculo Via Crucis terá o maior palco já montado no Complexo Usina Santa Bárbara

A 24ª edição do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste prepara diversas surpresas em seu retorno ao Complexo Usina Santa Bárbara. A estrutura da cidade cenográfica do mais consolidado espetáculo teatral da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que já vem sendo montada no local, dispõe de três níveis de altura, sendo que o piso mais alto está a seis metros do solo. Nesta edição, as apresentações serão de 4 a 9 de abril, sempre às 20 horas, com entrada gratuita.

Serão mais de 600 metros quadrados de piso acessados por 10 escadas que oportunizarão o trânsito do elenco durante as 25 cenas da encenação. A estrutura conta também com um “background” de 68 metros de comprimento por 8,5 metros de altura, que será revestido cenograficamente.

A estrutura vem sendo montada pela empresa Fábio Rodrigues Locações e Eventos, de Piracicaba, e a cenografia é assinada por Junior José Soares de Souza Silva e equipe – que terá como tema a sustentabilidade. “Atuo nesta área há 20 anos e, para esta edição, focaremos no reaproveitamento de materiais, reutilizando madeira de compensação de um outro evento, restos de isopor e de tecido, outros materiais recicláveis, uma massa cenográfica para dar aspecto rústico para essa cidade da época de Jesus, além de dar um novo sentido para este palco”, explicou o cenógrafo.

Desde 1996, Soares já atuou em paróquias e ONGs, mas foi somente em 2009 que teve início sua carreira profissional no mundo de criar cenários, tendo enquanto mestre o reconhecido cenógrafo campineiro, José Roveratto e após desenvolver vários projetos com Roveratto, em 2012 foi que seu caminho tomou outras direções podendo desenvolver projetos com outros grupos.

Em 2013, o profissional foi convidado pela Prefeitura de Campinas para projetar o Carnaval de Sousas e após esse convite tudo o que fora aprendido com vários cenógrafos essenciais da cidade de Campinas e região tomou enquanto nova conjuntura a experiência adquirida junto aos desafios de novos trabalhos, agora em carreira solo. No projeto do palco barbarense atuará em um conceito visual de tridimensionalidade. “Vamos transformar o espaço cênico em uma identidade de morros e de casas, tirando este recorte quadrado e de formato de palco, unindo a paisagem rústica e a elevação de solo presente no local, em um trabalho multidisciplinar, englobando cenógrafo carnavalesco, aderecista e biólogos”, complementou o cenógrafo.

Para o diretor artístico do Espetáculo, Otávio Delaneza, este espaço cenográfico dialogará de forma poética e representativa nas passagens da trajetória de Jesus na terra. “A principal premissa é o dinamismo que proporcionará ainda mais a ilusão simbólica aos espaços cênicos como, o deserto, Jerusalém, os palácios e sinédrio e outros. A expectativa é que o espectador se deleite com a plasticidade e o prazer da contemplação”, comentou.

Crianças

As inscrições para as crianças já podem ser feitas durante os ensaios. Assim elas podem começar sua participação, em todos os dias dos ensaios, desde que acompanhadas por um responsável que também atue na encenação. Para participar não é exigida experiência anterior em artes cênicas, nem mesmo a obrigatoriedade de ter participado de edições passadas do Espetáculo.

Exposição

A 7ª exposição “A Paixão em Cenas” segue aberta para visitação no Tivoli Shopping. Pensada para privilegiar a edição de 2019 realizada na Usina Santa Bárbara e 2022 no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, dando um panorama desse histórico que foi interrompido pela pandemia, a mostra quatro lonas de quatro metros cada. O Tivoli Shopping está localizado na Rua do Ósmio, 699, no Mollon, e funciona de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas, e domingo das 12 às 22 horas.

Espetáculo

A 24ª edição do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e da Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Mais informações podem ser consultadas via e-mail espetaculoviacrucis@gmail.com e Whatsapp: (19) 99154.6908, ou na Secretaria de Cultura e Turismo, pelo telefone (19) 3464.9424, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.