05 MAI 2023
AGENDA CULTURAL
TURISMO
Seguem inscrições para Festival Gastronômico de Santa Bárbara - edição Inverno 2023

Estabelecimentos e empreendedores gastronômicos têm até o dia 15 deste mês para se inscrever na edição Inverno 2023 do Festival Gastronômico de Santa Bárbara de forma on-line no site www.culturasbo.com. O evento será nos dias 9 (domingo), das 16 às 21 horas, 10 (segunda) e 11 (terça-feira) de julho, das 18 às 22 horas, no prolongamento da Avenida Corifeu de Azevedo Marques, em frente ao Parque Araçariguama, com entrada gratuita.

Nesta edição o Festival traz a novidade de receber a participação de restaurantes, bares, lanchonetes e similares, com comprovação de endereço comercial (porta aberta), de todas as cidades, além de Santa Bárbara, que compõem a Região Turística Bem Viver (Americana, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Sumaré e Campinas), e que atendam às exigências do Regulamento. Serão 13 vagas para Santa Bárbara e três para as cidades da Região Turística Bem Viver, com regras de cotas de acordo com o Regulamento.

O objetivo é promover a economia criativa, valorizar os estabelecimentos gastronômicos do Município e divulgar a culinária da Região Turística Bem Viver, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e degustar pratos que representem e evidenciem a especialidade de cada empreendimento gastronômico.

Na edição Inverno deste ano a Categoria Temática deverá trazer como ingrediente na sua composição no mínimo uma Planta Alimentícia Não Convencional (Panc), em seus pratos, produtos ou porções, podendo ser salgado ou doce, e utilizar a azedinha, beldroega, bertalha, coração de bananeira, dente-de-leão, folha da batata-doce, ora-pro-nobis e/ou peixinho, entre outros.

Sendo assim, cada empreendimento participará com até dois pratos, produtos ou porções na Categoria Livre, dois pratos, produtos ou porções na Categoria Vegetariana, sendo este para Ovolactovegetarianos, Lactovegetarianos e Vegetarianos estritos; e dois pratos, produtos ou porções na Categoria Temática. É obrigatória a inscrição e comercialização das opções Livre e Temática.

O regulamento completo está disponível no site www.culturasbo.com A realização do Festival Gastronômico de Santa Bárbara é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR.