21 JUN 2023
Prefeitura e Comtec lançam Festival Gastronômico de Santa Bárbara - Inverno 2023

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e Comtec (Conselho Municipal de Turismo e Economia Criativa) lançaram nesta terça-feira (20) a edição Inverno de 2023 do Festival Gastronômico de Santa Bárbara, no Centro de Estudo e Cultura Ambiental, no Jardim Itamaraty. As novidades foram apresentadas para autoridades, convidados, imprensa e influencers digitais da cidade e região.

Com patrocínio da FAM - Faculdade de Americana e Cervejaria 3 Américas e media partner da Rádio Notícia FM, o Festival acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de julho, no prolongamento da Avenida Corifeu de Azevedo Marques, em frente ao Parque Araçariguama, com entrada gratuita.

O evento contará com 14 estabelecimentos gastronômicos: Vinum Wine Bar (96 pontos), Trattoria II Volo (93), Jujuba Mercado de Guloseimas (91), Santa Fábrica Padaria (89), Eu Amo Pastel Joel e Léia (85), Hot Dog Oh Yes (81), Silvana Bueno Massas Artesanais (72), Sancta Cervejaria (71), Rotisserie Bom Paladar (71), Simple Bar e Restaurante (70), Cheirinho de Bolo (69), Padaria Dona Vitória (66), Ki Pastel Mercadão (62) e Rancho da Linguiça (62).

Serão comercializados 14 pratos livres e 14 temáticos, tendo opções vegetarianas e veganas, durante os três dias de Festival, além de pratos para pessoas com alimentação restrita (sem leite de vaca, ovos e glúten), conforme cardápio completo abaixo.

Os participantes ficaram responsáveis por criar e trazer obrigatoriamente opções utilizando Planta Comestível Não Convencional (Panc), na Categoria Temática. As Pancs tem se destacado no cardápio de pessoas adeptas de alimentação mais saudável. Além de serem mais resistentes, o que dispensa o uso de agrotóxicos, elas ainda possuem baixo custo e podem ser cultivadas em casa.

Representando o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, o vice-prefeito Felipe Sanches, parabenizou as equipes pela inovação nos pratos, evidenciando a cidade como pólo gastronômico. “São novidades que tornam cada dia mais Santa Bárbara referência gastronômica em toda região. Convido a todos para apreciarem essa edição”, disse.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, o Festival Gastronômico é um evento de impacto que fomenta ao turismo gastronômico. “Nesta edição contamos com a participação de estabelecimentos situados em outras cidades que integram a Região Turística Bem Viver, dando publicidade ao plano de regionalização turística e incentivar o trabalho em rede. Também destaca-se o uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais para estimular os empreendedores gastronômicos que adotem produtos naturais e orgânicos no preparo de pratos mais saudáveis, possibilitando novos sabores”, ressaltou.

Para esta edição, houve também a oportunidade inédita da participação de restaurantes, bares, lanchonetes e similares das cidades que compõem a Região Turística Bem Viver (Santa Bárbara, Americana, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Sumaré e Campinas). O objetivo foi promover a economia criativa, valorizar os estabelecimentos gastronômicos do Município e divulgar a culinária da Bem Viver, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e degustar pratos que representem e evidenciem a especialidade de cada empreendimento gastronômico.

O Festival também é inclusivo com inscrição obrigatória de pratos, produtos ou porções na Categoria Vegetariana, sendo este para Ovolactovegetarianos, Lactovegetarianos e Vegetarianos estritos. Além disso, todo o material de divulgação traz legendas referentes aos alimentos alergênicos para auxiliar as pessoas com restrição alimentar.

Confira o cardápio do Festival Gastronômico de Santa Bárbara - edição Verão 2022:

- Eu Amo Pastel Joel e Léia

Pastel de Costela, queijo tipo prato e cebola roxa
Pastel de Pepperoni, queijo mussarela e ora-pro-nóbis
Porção de Mini Pastéis Marguerita

- Simple Bar e Restaurante

Panceta de Rolo
Caldo de Inhame ora-pro-nóbis
Caldo Quente de Legumes

- Hot Dog Oh Yes

Dog Costela
Dog Strogonofe