10 MAI 2023
Alunos do Ensino Fundamental emocionam público no Recitar 2023

O primeiro dia do “Projeto Recitar – a palavra em Verso Vivo” de 2023 lotou o Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni”. Os alunos de oito escolas da Categoria Fundamental I de Santa Bárbara d'Oeste emocionaram estudantes, educadores e famílias que prestigiaram o exercício teatral e poético nesta terça-feira (9). Nesta quarta (10) e quinta-feira (11), às 19h30, serão as vezes das categorias Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio e Técnico; respectivamente.

Hoje, quarta-feira, subirão no palco os educandos das escolas E.E. “Profª Jadyr Guimarães Castro”, Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, E.E. “Profª Benedicta Aranha de Oliveira Lino”, E.E. “Profª Maria José Margato Brocatto”, E.E. “Profº José Domingues Rodrigues” e E.E. “Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes”.

Já o último dia, quinta-feira, serão apresentadas as esquetes da E.E. “Profª Maria José Margato Brocatto”, ETEC “Profº Dr. José Dagnoni” e Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, além da participação especial do Grupo de Teatro Mirabolantes.

Nesta edição, na Categoria Autoria Barbarense, o poema é apresentado a partir do tema “Nossas Águas”, tendo como norteadores para a construção poética: os tipos de água, a preservação dos nossos mananciais, o uso consciente e sustentável da água e a importância da água para os diversos biomas.

O Recitar é realizado pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino de Americana, e visa despertar, cultivar o interesse pelas obras poéticas da Língua Portuguesa e valorizar novos talentos literários barbarenses, com foco em estudantes barbarenses de Escolas Públicas e Particulares do Fundamental e do Ensino Médio e Técnico.

Confira o resultado oficial da Categoria Fundamental I:

Melhor Poema de Autoria Barbarense - ‘Água corrente’ de Gabriel Ferreira. Poema declamado pela aluna Helena Alexandre de Freitas de Oliveira do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi

2º Colocado – Poema de Autoria Barbarense ‘Santas águas d’Oeste’ de James Ribeiro. Poema declamado pela aluna Maria Sophia Leal Ferreira Lima do CIEP “Padre Victório Freguglia’

3º Colocado – Poema de Autoria Barbarense – ‘O poder das nossas águas’ de Ana Cláudia Amorim Caparoz, autora e declamadora, do CIEP Dom Eduardo Koaik

Melhor Direção – Jotapê Antunes pela direção da declamação do Poema de Autoria Barbarense ‘Água corrente’ de Gabriel Ferreira.

Melhor Maquiagem – CIEP “Dom Eduardo Koaik” pela caracterização feita na aluna Mayanna Beatriz da Silva Teixeira para a declamação de poema de autor consagrado ‘A corrida da vida’ de Bráulio Bessa.

Melhor Figurino – Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi pelo figurino da declamadora do Poema de Autoria Barbarense ‘Água corrente’ de Gabriel Ferreira.

Melhor Sonoplastia / Trilha Sonora – CIEP “Angélica Sega Tremocoldi” pelo canto e toque de berimbau do aluno Gabriel de Andrade dos Santos na declamação do poema de autor consagrado ‘Negro’ de Raul Bopp.

Melhor Iluminação – Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi pela iluminação executada na declamação do poema de autor consagrado ‘Ficção científica’ de José Paulo Paes.

Melhor Declamação de Poema de Autoria Barbarense - Helena Alexandre de Freitas de Oliveira do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi

Melhor Declamação de Poema de Autor Consagrado - Mayanna Beatriz da Silva Teixeira do CIEP “Dom Eduardo Koaik”

Declamação de Poema de Autoria Barbarense 2ª Colocada - Ana Cláudia Amorim Caparoz do CIEP “Dom Eduardo Koaik”

Declamação de Poema de Autor Consagrado 2ª Colocada - Gabriel de Andrade dos Santos do CIEP “Angélica Sega Tremocoldi”