11 MAI 2023
Recitar 2023: alunos de seis escolas unem poesia, teatro e importância da água

Edição encerra-se nesta quinta-feira (11) com escolas de Ensino Médio e Técnico

O Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni” de Santa Bárbara d’Oeste foi tomado nesta quarta-feira (10) por exercícios poéticos do segundo dia da edição 2023 do “Projeto Recitar – a palavra em Verso Vivo”. Foram apresentadas esquetes da Categoria Fundamental II (6º ao 9º ano) das escolas E.E. “Profª Jadyr Guimarães Castro”, Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, E.E. “Profª Benedicta Aranha de Oliveira Lino”, E.E. “Profª Maria José Margato Brocatto”, E.E. “Profº José Domingues Rodrigues” e E.E. “Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes”.

Para encerrar a edição, hoje, quinta-feira (11), se apresentarão alunos de Ensino Médio e Técnico da E.E. “Profª Maria José Margato Brocatto”, ETEC “Profº Dr. José Dagnoni” e Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, além da participação especial do Grupo de Teatro Mirabolantes.

A Comissão de Avaliação das Declamações foi de responsabilidade de Helton Carlos, Marcela Isler e Sidney Bomfim. Já a Comissão de Avaliação de Poemas de Autoria Barbarense é formada por Cláudia de Oliveira Daibello, Cristiana Garcia Aguado e Maria Assunta Fioramonte Della Colleta.

Para a Categoria Autoria Barbarense, o tema norteador desta edição é “Nossas Águas”. O Recitar é realizado pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino de Americana, e visa despertar, cultivar o interesse pelas obras poéticas da Língua Portuguesa e valorizar novos talentos literários barbarenses, com foco em estudantes barbarenses de Escolas Públicas e Particulares do Fundamental e do Ensino Médio e Técnico.

Confira resultado oficial da Categoria Fundamental II:

Melhor Poema de Autoria Barbarense -‘Água popular brasileira’ de Vinícius Almeida, poema declamado pela aluna Alana Merissi, da E.E. “Profº José Domingues Rodrigues”

2º Colocado – Poema de Autoria Barbarense ‘Consciência’ de Stephane Mayra de Moraes, poema declamado pela aluna Mariana Carvalho Garcia da E.E. “Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes”

3º Colocado – Poema de Autoria Barbarense – ‘Sagradas águas de Santa Bárbara’ de Mayara Bender Matos de Santana, declamado pela própria que é aluna da E.E. “Profª Benedicta Aranha de Oliveira Lino”

Prêmio Destaque – Concedido à E.E. Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes pelo trabalho da intérprete de LIBRAS – Sirlei Fagundes dos Santos Petroski por ter ensaiado junto com as declamadoras e assim executar a tradução concomitantemente às declamações.

Melhor Direção – Rosana Cristina Bressan Mizzone, pela direção da declamação do Poema de Autoria Barbarense ‘Consciência” de Stephane Mayra de Moraes

Melhor Maquiagem – Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi pela caracterização da aluna Lívia Alves Lima para a declamação de poema de autoria barbarense ‘Serpente d’água’ de Denis Espanhol.

Melhor Figurino – E.E. “Profª Benedicta Aranha de Oliveira Lino” pelo figurino da declamadora do Poema de Autor Consagrado ‘É urgente ter coragem’ de Sônia Barros.

Melhor Iluminação – Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi pela iluminação executada na declamação do poema de autoria barbarense ‘Serpente d’água’ de Denis Espanhol

Melhor Sonoplastia / Trilha Sonora – E.E. “Profª Benedicta Aranha de Oliveira Lino” pela trilha sonora na declamação do Poema de Autor Consagrado ‘É urgente ter coragem’ de Sônia Barros.

Melhor Declamação de Poema de Autoria Barbarense - Mariana Carvalho Garcia da E.E. “Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes”

Melhor Declamação de Poema de Autor Consagrado - Cecília Godoy de Campos Machado do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi

Declamação de Poema de Autoria Barbarense 2ª Colocada - Lívia Alves Lima do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi

Declamação de Poema de Autor Consagrado 2ª Colocada - Mayara Bender Matos de Santana da E.E. “Profª Benedicta Aranha de Oliveira Lino”