15 MAI 2023
AGENDA CULTURAL
Alunos do Ensino Médio e Técnico encerram Recitar 2023 com seis esquetes

A edição 2023 do “Projeto Recitar – a palavra em Verso Vivo” de Santa Bárbara d’Oeste foi encerrada na última quinta-feira (11) com alunos do Ensino Médio e Técnico. O Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni” foi palco de três dias de puros exercícios cênico e poético por educandos também das categorias Fundamental I (4º e 5º anos) e II (6º ao 9º ano).

No último dia de Recitar foram apresentadas seis declamações, sendo três “Barbarense” e três “Autor Consagrado”, sendo uma “Autor Consagrado” desclassificada por ter excedido o tempo de cinco minutos. Portanto, foram premiadas cinco declamações, as três de Autoria Barbarense e duas de Autor Consagrado.

A noite da quinta-feira foi tomada por apresentações dos alunos da E.E. “Profª Maria José Margato Brocatto”, ETEC “Profº Dr. José Dagnoni” e Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, além da participação especial do Grupo de Teatro Mirabolantes.

Nesta edição, a Categoria Autoria Barbarense recebeu o tema “Nossas Águas”, tendo como norteadores para a construção poética: os tipos de água, a preservação dos nossos mananciais, o uso consciente e sustentável da água e a importância da água para os diversos biomas.

A Comissão de Avaliação das Declamações foi de responsabilidade de Helton Carlos, Marcela Isler e Sidney Bomfim. Já a Comissão de Avaliação de Poemas de Autoria Barbarense é formada por Cláudia de Oliveira Daibello, Cristiana Garcia Aguado e Maria Assunta Fioramonte Della Colleta.

O Recitar é realizado pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino de Americana, e visa despertar, cultivar o interesse pelas obras poéticas da Língua Portuguesa e valorizar novos talentos literários barbarenses, com foco em estudantes barbarenses de Escolas Públicas e Particulares do Fundamental e do Ensino Médio e Técnico.

Confira o resultado da categoria Ensino Médio/Técnico:

Melhor Poema de Autoria Barbarense ‘Terra seca e água nos olhos’, de Vinícius de Almeida. O poema foi declamado pela aluna Michelle Alessandra Alves, da E.E. “Profª Maria José Margato Brocatto”

2º Colocado – Poema de Autoria Barbarense ‘Minhas m(águas)’, de Hiago da Silva Flausino, da ETEC “Profº Dr. José Dagnoni”

3º Colocado – Poema de Autoria Barbarense ‘O rio que cabe o mundo’, de Melissa Oliveira da Silva, declamado por Graziela Cleodolpho do Núcleo de Educação Integrada / Fundação Romi

Melhor Direção – Davi Martins Fronza, pela direção da declamação do Poema de Autoria Barbarense ‘O rio que cabe o mundo’ de Melissa Oliveira da Silva

Melhor Maquiagem – Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi pela caracterização da aluna Graziela Cleodolpho para a declamação de poema de autoria barbarense ‘O rio que cabe o mundo’, de Melissa Oliveira da Silva.

Melhor Figurino – Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi pelo figurino da declamadora do Poema de autoria barbarense ‘O rio que cabe o mundo’, de Melissa Oliveira da Silva

Melhor Iluminação – Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi pela iluminação executada na declamação do Poema de autoria barbarense ‘O rio que cabe o mundo’, de Melissa Oliveira da Silva

Melhor Sonoplastia / Trilha Sonora – ETEC “Profº Dr. José Dagnoni” pela trilha sonora na declamação do Poema de autoria barbarense ‘O rio que cabe o mundo’, de Melissa Oliveira da Silva

Melhor Declamação de Poema de Autoria Barbarense - Graziela Cleodolpho, do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi