Para celebrar o 110º aniversário do primeiro Grupo Escolar de Santa Bárbara d’Oeste, a Escola Estadual “José Gabriel de Oliveira”, a Prefeitura elaborou uma exposição. O lançamento para convidados será no dia 29 de maio, segunda-feira, às 19 horas, no Museu da Imigração, localizado na Rua João Lino, 371, no Centro. Com entrada gratuita, a visitação ocorre a partir do dia 30 de maio, terça-feira que vem, e segue até o dia 30 de junho. O Museu funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
A exposição “110 anos da Escola Gabriel” traz relatos desde o início das discussões sobre a construção da centenária escola barbarense, sua inauguração, reforma e tombamento, comemorações, registros e até curiosidades. Há um quadro, em especial, que traz as fotos das turmas formandas deste ano, dos 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), junto das professoras Cintia Paula da Silva Pereira, Rosimary Sumiko Nakamato, Marly Guedes Ortiz Camargo e Rosângela dos Santos Lima, respectivamente.
A pesquisa histórica para ilustrar os principais fatos e evolução da escola foi realizada pela equipe do Centro de Memórias “Historiador Antonio Carlos Angolini”, mantido pela Secretaria de Cultura e Turismo, composta pela coordenadora Natália Novaes e funcionária Gisele Ferreira dos Santos, além do apoio de membros da escola: a diretora Viviane Jordão Moro, o vice-diretor Álvaro Henrique Ribeiro e a coordenadora Mirian Forti, além de fotos recentes das turmas formandas deste ano pela Diretoria de Comunicação Governamental da Prefeitura.
Escola
Tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo) em 2010, a escola estadual atende a 420 alunos, divididos em 14 classes de Ensino Fundamental II, nos períodos matutino e vespertino. O período noturno é reservado para quatro classes da EJA, composto por 64 alunos matriculados. Já o quadro de funcionários, conta com 62 colaboradores, entre eles: professores, assistentes administrativos, cozinheiros e auxiliares de limpeza, além da direção, vice-direção e coordenação.
Seu prédio é conhecido pela simetria das alas e as salas de aula que ficam em frente a um belo jardim no pátio interno. A presença de uma árvore flamboyant centenária, localizada no fundo da quadra de esportes, ainda hoje, é um espaço especial para os funcionários e educandos.
Patrono
José Gabriel de Oliveira e Souza, barbarense, nasceu em 8 de outubro de 1852 e faleceu aos 86 anos. Filho de Antonia Ferraz de Souza Campos e Antonio Theodoro de Oliveira e Souza, estudou e se dedicou à carreira comercial no estabelecimento de seu pai. Foi chefe do Partido Republicano Paulista, juiz de paz, inspetor de ensino, presidente da Câmara Municipal e prefeito de 1914 a 1926.
Conseguiu grandes obras para a cidade, entre elas, a construção do Grupo Escolar Santa Barbara, da Praça Central, da Casa de Câmara e da Cadeia Pública (hoje Museu da Imigração), implantação da energia elétrica, instalação da Usina Santa Bárbara, além de doar terras e se empenhar na construção do ramal ferroviário; também influenciou obras, como a Cia. Fiação e Tecelagem Santa Bárbara e a Cia. de Estrada de Ferro e Agrícola de Santa Bárbara.
A Praça “Tenente Antonio Theodoro de Oliveira e Souza”, que abria a unidade escolar, recebeu em 2020, pela Prefeitura, diversas obras de melhorias, como a recuperação do piso, instalação de intertravados, paisagismo e nova iluminação.
Antonio Theodoro de Oliveira e Souza foi o pai de José Gabriel de Oliveira e primeiro presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, em 1869, ano em que o Município emancipou-se politicamente de Piracicaba.
Serviço:
Lançamento da exposição 110 anos da Escola Estadual “José Gabriel de Oliveira”
Dia 29 de maio, segunda-feira, às 19 horas
Museu da Imigração | Rua João Lino, 371, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP
Visitação de 30 de maio a 30 de junho, de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas
Entrada gratuita