A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste finalizou nesta segunda-feira (11) o ciclo de visitas visando à prevenção de acidentes com escorpiões. A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, com inspeção, orientações e distribuição de material informativo sobre medidas simples que podem prevenir a ocorrência de escorpiões em 2.882 imóveis dos bairros Jardim Europa 4, Conjunto Roberto Romano e Parque do Lago.
Além das visitas casa a casa, durante a Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo, entre 28 de agosto e 1º de setembro, também foram realizadas ações de informação e educação, para 225 alunos e profissionais da rede municipal de ensino. O tema trabalhado foi “Lixo, Animais Sinantrópicos e Saúde”.
As atividades foram desenvolvidas pelo Departamento de Vigilância em Zoonoses e contaram com apoio de uma equipe do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE XVII – Campinas) da Secretaria de Estado da Saúde.
Prevenção
Nos próximos meses, até o final do ano, ocorre o período de maior incidência de acidentes com escorpiões. Nessa época, é necessário redobrar os cuidados e a atenção quanto à prevenção, principalmente em relação às crianças e aos idosos.
Abaixo mais algumas medidas simples que podem ajudar a evitar acidentes:
- Verificar calçados e roupas antes de vestir;
- Verificar os brinquedos e os guardá-los em recipientes fechados;
- Manter vedados os ralos, pias, tanques, caixas de gordura e outras aberturas da rede de esgoto;
- Eliminar entulhos e lixo do quintal;
- Vedar frestas em portas e janelas;
- Rebocar paredes e eliminar frestas em muros;
- Vedar frestas em interruptores e bocais de lâmpadas;
- Manter material de construção organizado e eliminar materiais inservíveis.
Em caso de acidente, o cidadão deve procurar imediatamente atendimento médico e não realizar procedimentos caseiros.
No caso de crianças menores de 10 anos, os pais devem procurar preferencialmente o Pronto Socorro “Dr. Edison Mano”.
Para esclarecimento de dúvidas e mais informações, as pessoas podem entrar em contato junto ao Departamento de Vigilância em Zoonoses, pelo telefone (19) 3463.8099, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.