13 SET 2023
Círculo do Livro de setembro traz obra do autor barbarense Marcelo Maluf

O Círculo do Livro de Santa Bárbara d’Oeste terá sua primeira edição com o trabalho de um autor barbarense. O escolhido foi Marcelo Maluf, romancista e contista. Intitulado "A imensidão íntima dos carneiros", o romance disserta sobre o medo e suas consequências e trata sobre redenção, sacrifício e transformação. A discussão está marcada para dia 28 de setembro, quinta-feira, às 19 horas, na Biblioteca Central.

Gratuito, o encontro não necessita de inscrição prévia e tem o objetivo de reunir leitores de uma mesma obra para a troca de opiniões e críticas, incentivando assim o hábito regular da leitura.

Segundo a sinopse, o livro "A imensidão íntima dos carneiros conta a história de Assaad Simão Maluf que veio do Líbano para o Brasil ainda menino, depois de viver uma tragédia na família, no ano de 1920, período final do domínio do império otomano. Marcelo, o autor, seu neto, não o conheceu. Quando nasceu, em janeiro de 1974, Assaad Simão já havia falecido. Apenas sabia de seu avô pelas histórias que contavam os seus pais e tios. Da distância entre avô e neto, irrompe a narrativa deste romance evocativo, lírico e sensível.”

Maluf ressaltou que tem muito carinho pela Biblioteca Central e está curioso pela leitura dos participantes do Círculo. “Foi esta biblioteca que me formou, que eu encontrei os livros que mais mexeram comigo, tanto como leitor e como escritor, que depois eu decidi no meio do caminho me tornar escritor, e aliás, desde os meus 14 anos”, comentou. “Quero saber o que vão achar, mesmo porque Santa Bárbara é personagem, a cidade é personagem do livro, assim como muitos personagens e meus familiares”, complementou o romancista.

Além do relançamento de uma nova edição da “Imensidão Íntima dos Carneiros” no fim deste mês, o escritor se prepara para lançar simultaneamente seu novo trabalho “ Os Últimos Dias de Elias Gandour”. “Situado em Minhas Gerais, o livro novo conta a história de Elias Gandur que está com 80 anos de idade e não viveu a vida que queria ter vivido. O que é mais interessante é que é escrito como se ele estivesse contando para o leitor, em cima de um palco, como se fosse o último grande gesto dele. Eu não posso contar o final, mas o livro tem uma brincadeira com a ideia da tragédia dentro do teatro”, finalizou o autor.

Para ter acesso à obra “Imensidão Íntima dos Carneiros” que será discutida no Círculo, a pessoa interessada pode emprestar um exemplar na própria Biblioteca. Caso não tenha cadastro no espaço cultural, é necessário levar um documento com foto (RG) e um comprovante de residência recente. Não há custos e nem inscrição ou agendamento prévio. Moradores de outras cidades podem fazer seu cadastro e emprestar a obra também. É possível também comprar o livro no site da Estante Virtual.

A Biblioteca Municipal “Profª Maria Aparecida de Almeida Nogueira” está localizada no Complexo do Terminal Urbano, na esquina das ruas Prudente de Moraes e Campos Sales, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Sobre o autor

Marcelo Maluf nasceu em Santa Bárbara d’Oeste/SP, em 1974. É romancista e contista. Mestre em Artes pela Unesp. Em 2015, publicou seu primeiro romance “A imensidão íntima dos carneiros”, livro finalista do Prêmio Jabuti (2016) e Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2016), na categoria estreante com mais de 40 anos.

Círculo do Livro | "A imensidão íntima dos carneiros" de Marcelo Maluf

Dia 28 de setembro, quinta-feira, às 19 horas

Local: Biblioteca Central | Complexo do Terminal Urbano, na esquina das ruas Prudente de Moraes e Campos Sales, no Centro

Evento gratuito, com sorteio de um livro e sem necessidade de inscrição