01 DEZ 2023
EDUCAÇÃO
Santa Bárbara promove cerimônia de premiação do 1º Concurso Multicultural sobre o Combate ao Trabalho Infantil
O Município de Santa Bárbara d’Oeste promoveu nesta quinta-feira (30) a cerimônia de premiação do 1º Concurso Multicultural sobre o Combate ao Trabalho Infantil, tema abordado e alertado pela Prefeitura, Ministério Público, TRT da 15ª região, Diretoria Regional de Ensino e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), com apoio de instituições. A cerimônia ocorreu no Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni”, reunindo autoridades do Município, representantes de entidades e associações, profissionais da Educação, alunos de escolas municipais e estaduais e seus familiares.

Ao todo, 399 alunos se inscreveram na iniciativa, sendo 343 de escolas estaduais e 55 das municipais. O tema foi tratado nas áreas redação, poesia, música e desenho, com trabalhos analisados por uma comissão julgadora formada por profissionais de diversas áreas. As artes vencedoras serão utilizadas na Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil no Município.

“Com muita responsabilidade abordamos um tema que é de fundamental importância. Aliás, de maneira muito sábia, a organização do Concurso Cultural fez questão de trabalhar este conteúdo junto às crianças e jovens, que serão os transformadores da sociedade. Em nome do prefeito Rafael Piovezan parabenizo os premiados, os participantes do concurso como um todo e agradeço pela presença de cada um de vocês”, comentou o vice-prefeito Felipe Sanches.

“Parabenizo o Município de Santa Bárbara d’Oeste pelo trabalho realizado durante o ano todo e por ter abordado esta ideia. Quisera eu que todos os municípios em que eu apresentasse esta ideia tivessem uma ação semelhante como a realizada por vocês. Quisera eu que fosse tão abraçada em todas as cidades como foi aqui em Santa Bárbara do Oeste, que apresenta um excepcional corpo de trabalho, diferenciado. Este pode ser até um pequeno passo, mas que lá na frente será muito representativo”, afirmou a juíza do Juizado Especial da Infância e da Adolescência de Campinas e juíza do Trabalho Substituta da 1ª Vara do Trabalho de Campinas, Dra. Taísa Magalhães Mendes.

Participaram também da premiação a secretária municipal de Promoção Social, Maria Cristina Silva, a secretária municipal de Educação, Tânia Mara da Silva, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Cruz, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dr. Milton Rogério Alves, o dirigente regional de Ensino, Haroldo Ramos Teixeira, representantes do SENAI, CIEE, Sebrae, Serviço Social em Promoção da Cidadania Imaculada Conceição, patrocinadores e apoiadores deste concurso cultural – AGIF Seguros, ACT soluções em transportes, Indústrias Romi, Viação Oliveira, Academia Summer Fit e SENAC –, além dos jurados Fernanda Cristina Martignago Buck, Marcela Spigolon, Anderson Junque (Redação), André Queiroz, Luciano Oliveira (Desenho), Gleice Santana, Telma de Souza (Poesia), Bruno Iatarola, Giovanni Bonfim e Abner Santos.

Confira os vencedores:

Redação (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental)
1º lugar – Eloisa Balbi (CIEP “Prof. José Renato Pedroso”)
2º lugar – Endy Correa Piauhi (CIEP “Dom Eduardo Koaik”)
3º lugar – Beatriz Caroline Paulena (CAIC “Irmã Dulce”)
4º lugar – Halice Sofia Mohr Alves da Silva (ADI “Euvaldo de Queiroz Dias”)

Redação (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental)
1º lugar – Anaísa Cardoso da Silva (E.E. “Professor Jorge Calil Assad Sallum”)
2º lugar – Juliene Letícia da Silva (E.E. “Professora Odair de Oliveira Segamarchi”)
3º lugar – Kelita Franchim Dias (E.E. “Professora Heloiza Therezinha Murbach Lacava”)
4º lugar – Luana Marques de Souza (E.E. “Professora Maria de Lourdes Maia Frota”)

Redação (1ª a 3ª série do Ensino Médio)