24 JAN 2024
Santa Bárbara intensifica ações em combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações no combate ao mosquito Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. As equipes, coordenadas pelo Setor de Combate de Vetores do Departamento de Vigilância em Zoonoses, seguem com os trabalhos ininterruptos de nebulização costal e visitas casa a casa para vistoria de imóveis, visitas para Avaliação de Densidade Larvária (ADL), nebulização acoplada a veículo (popularmente chamado fumacê) e orientações aos moradores. Até o momento o Município não registrou nenhum caso relacionado às doenças.

Nos últimos dias as visitas de rotina foram feitas nos bairros Planalto do Sol, Parque Zabani, Europa e Europa IV. Já os serviços de nebulização nos bairros Santa Rita, São Francisco, Eldorado/Rosemary, Mollon IV, Pântano II, 31 de Março e Planalto do Sol.

As visitas para a Avaliação de Densidade Larvária iniciaram no dia 8 de janeiro e tem previsão de finalizarem nesta quinta-feira (25). E já foram realizadas em imóveis sorteados na região dos bairros Mollon I e IV, Jardim Brasília, Jardim dos Cedros, Vila Pântano, Gerivá, Jardim Amélia, Jardim Esmeralda, Jardim Pérola, Jardim São Fernando, Planalto do Sol, Cidade Nova, Distrito Industrial, Jardim Europa I e IV, Jardim Santa Fé, Nova Conquista, Zabani, Frezzarin, Parque Planalto, Santa Rosa II, Dona Regina, Cândido Bertini I e II, São Joaquim, Linópolis, Jardim Dulce, Jardim Santa Luzia, Sartori, Jardim Belo Horizonte, Jardim Alfa, Jardim Panambi, Residencial Firenze, Eldorado, Rochele I e II, Conjunto Roberto Romano e Laudissi.

Avaliação de Densidade Larvária (ADL)

Com o objetivo de medir o grau de infestação de mosquitos Aedes aegypti na área urbana do Município, a ADL é realizada a cada trimestre. Para tanto, são sorteados cerca de 3,5 mil imóveis em todos os setores censitários da área urbana para serem inspecionados pelos agentes. Os tipos e número de recipientes com larvas de Aedes aegypti são registrados e os resultados são expressos na forma de um índice, conhecido como Índice de Breteau (IB).

Quanto maior o IB, maior a porcentagem de imóveis onde foram encontrados recipientes com larvas de Aedes aegypti, e, portanto, maior a probabilidade de infestação de mosquitos naquela área. Os resultados da Avaliação de Densidade Larvária servem para orientar as ações de prevenção nas diferentes áreas da cidade. Este dado complementa o monitoramento semanal com uso de ovitrampas (armadilhas de ovos) que é realizado semanalmente pela Prefeitura.

Balanço 2023

Somente no ano passado o setor realizou 137,3 mil visitas domiciliares, 58,6 mil imóveis visitados para controle de criadouros, 49,6 mil para nebulizações e bloqueios, 12,1 mil visitas para avaliação de densidade larvária (índice de breteau), 8,4 mil visitas para monitoramento de armadilhas, 1.141 visitas em pontos estratégicos e 277 em imóveis especiais.

As ações resultaram na eliminação de 1.620 focos de Aedes aegypti. Durante as análises de amostras coletadas, foram identificadas 7.828 larvas de Aedes aegypti e 99 de Aedes albopictus. Em 2023, os principais focos de larvas encontrados estiveram relacionados a baldes/regadores, vasos de plantas (plantas na água, vasos, pratinho), latas, frascos e plásticos.

A Prefeitura ressalta a importância em receber os agentes de controle de endemias para obter informações importantes sobre medidas simples que podem prevenir doenças graves. Todas as ações são gratuitas e não há cobrança de taxa para nenhum serviço, como nebulização, limpeza de calhas ou de caixas d’água, mediante cobrança de taxas.

Prevenção

Além das ações realizadas pela Prefeitura, é fundamental que o cidadão tenha alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito, sendo dever de todos eliminar os criadouros. Confira algumas medidas:

- Utilizar tampas e telas para vedar baldes e tambores de armazenamento de água;

- Armazenar objetos em local coberto, ou descartar, de forma adequada, o material que não vai mais utilizar. O Município dispõe de Ecopontos e do serviço de coleta de resíduos regular;

- Limpar as calhas e caixas d'água;

- Não armazenar pneus e garrafas em local descoberto;

- Não deixar plantas na água, utilizando sempre vasos com terra;

- Verificar a drenagem dos vasos de planta, para que não acumulem água;

- Não utilizar pratinhos embaixo dos vasos;

- Evitar bromélias, em centros urbanos, pois elas também servem como criadouro de Aedes aegypti;

- Usar telas nas caixas d'água;

- Limpar e fazer o tratamento adequado nas piscinas.

Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas e dores no corpo, o cidadão deve procurar pela unidade de saúde mais próxima de casa e não se automedicar - já que alguns medicamentos podem agravar o quadro.

Para mais informações, a pessoa deve entrar em contato com o Setor Controle de Vetores do DVZ (Departamento de Vigilância em Zoonoses) pelo telefone 3463.8099 ou pelo e-mail: ccz.saude@santabarbara.sp.gov.br