13 MAI 2024
CEU de Santa Bárbara recebe projeto sobre cultura do pião neste sábado

No CEU das Artes de Santa Bárbara d’Oeste, o sábado (18/5) será dedicado à tradição milenar do pião com participação do “Projeto Nutar: Um Giro entre Territórios, Culturas e Memórias” - contemplado pela Lei Paulo Gustavo. Com entrada gratuita, a tarde de diversão e apresentação de espetáculo circense, a partir das 14 horas, serão acessíveis em Libras e para pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida.

A jornada começará às 14 horas na quadra, com a “Vivência de Pião”, momento em que crianças e adultos aprendem e praticam diversos truques com piões, resultando na dobradinha: interação familiar e diversão. Quem guiará os participantes é o trio de artistas: Emerson Noise, Matias Donoso e Valentín Flamini.

Apresentado ao Minimuseu do Pião, com piões de diferentes países, o público descobrirá formas distintas de brincar e jogar, além de conhecer um pouco da história deste objeto, que data de 4 mil anos a.C., e suas diferentes relações culturais.

Essa vivência traz a oportunidade do público se aprofundar nas possibilidades do pião e experimentar na prática as movimentações. Cada participante receberá um pião para testar suas habilidades e receberá dicas de truques, técnicas e possibilidades de jogos. Os participantes são também apresentados a piões com rolamentos e outras tecnologias que favorecem o desempenho e a realização de truques específicos.

Já às 16h30 o auditório do CEU se transformará em um espaço vibrante com o espetáculo “Nutar: Girando pelo fio do tempo”, que conduz o público a uma viagem por meio da história e das possibilidades do pião, combinando elementos de circo, cultura popular e música em uma narrativa envolvente que desafia a gravidade e captura a imaginação.

Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto é realizado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia e Indústrias Criativas e apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

O grupo

Formado em 2019 por um trio de experientes artistas circenses latino-americanos: Emerson Noise, Matias Donoso e Valentín Flamini, que tem como fio condutor e ponto de partida o pião como objeto artístico e poético, o grupo Projeto Nutar atua pelo viés da relação íntima do palhaço com o público e por meio da mescla entre a arte circense contemporânea, a manipulação de objetos e a cultura popular, aliadas à magia e a poesia do pião, propondo-se a resgatar as possibilidades e potências da memória afetiva e das relações humanas.

Nutar: Um Giro entre Territórios, Culturas e Memórias, do grupo Projeto Nutar

Sábado (18), a partir das 14 horas

Local: CEU das Artes “Ariovaldo Inácio (Vardão)” | Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, Planalto do Sol II, Santa Bárbara d'Oeste/SP

Entrada gratuita | Sujeito à lotação