Trinta e cinco professores e auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) da Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d’Oeste concluíram em junho o curso “Relações Étnico-Raciais e o educador. O que preciso saber?” A formação foi oferecida pelo Núcleo de Estudos e Formação das Relações Étnico-Raciais – Jaê”, composto por assessoras técnicas da Secretaria de Educação com apoio da Roda Educativa e Centro de estudos e pesquisa ateliescolaacaia.
O curso ofereceu um percurso formativo contemplando aspectos essenciais para o desenvolvimento de uma prática pedagógica antirracista, dentre eles: compreender o Projeto Jaê-Educação para Equidade, discussões acerca do mito da democracia racial, diferença entre bullying e racismo, o papel da literatura e da mídia e o conceito de branquitude.
Essa formação assegura o que prevê a Lei 10.639/03, que altera a LDB 9394/96, estabelecendo as Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” e a Lei 11645/08 que torna obrigatório o estudo da História e Cultura Indígena e Afro brasileira nos estabelecimentos de ensino.