Profissionais do Setor de Fisioterapia Municipal, vinculado à Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, participaram na última sexta-feira (11) da Capacitação Técnica “Ombro Doloroso nas Hemiplegias e Hemiparesias”. O treinamento, coordenado pelo Setor de Educação Permanente em Saúde, foi promovido na Clínica de Fisioterapia Municipal e contou com a participação de vinte fisioterapeutas.
Com carga horária de seis horas, a iniciativa teve como objetivo promover uma revisão e atualização das técnicas fisioterapêuticas utilizadas para tratamento do ombro do paciente com hemiplegia e hemiparesia, além de discussão e raciocínio clínico sobre a articulação do ombro.
As atividades foram ministradas pelos fisioterapeutas João Paulo Penaquioni e Janice Campos Lima, por meio de abordagem teórica e prática. Durante o encontro, também houve uma homenagem aos profissionais fisioterapeutas, em alusão ao “Dia Nacional do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional”, celebrado no dia 13 de outubro.
As formações realizadas com profissionais da Rede Municipal de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste acontecem durante todo o ano, com o objetivo de qualificar ainda mais o atendimento à população.
Os atendimentos de fisioterapia no Município são realizados na Clínica de Fisioterapia Municipal (Rua Graça Martins, 45, Centro, no prédio do Centro de Especialidades), onde também funciona o Ambulatório de Fisioterapia Neurofuncional Adulto, e na APAE (Rua Dom Manuel, 175, no Santa Terezinha).
Para atendimento nas unidades, o paciente deve comparecer munido de encaminhamento médico do SUS, documento de identificação, cartão SUS e comprovante de endereço recente no nome. Na Clínica de Fisioterapia Municipal, o horário de agendamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. As avaliações e sessões ocorrem das 7 às 17 horas.
Já na Clínica de Fisioterapia da APAE, todos os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30.