Dia Mundial do Diabetes contou com ações nas UBSs e no Terminal Urbano nesta quinta
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, segue com as ações do Movimento Novembro Azul no Município. Desde o início do mês, são promovidas diversas ações nos serviços da Saúde, dedicadas às questões relacionadas à saúde dos homens, com destaque para a intensificação sobre a prevenção do câncer de próstata e de outras doenças e agravos.
Nesta quinta-feira (14), as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Europa 4, do Cruzeiro Do Sul e do Planalto do Sol 2 realizaram ações de orientações em Salas de Espera Ativa, com temas voltados à saúde dos homens, como prevenção, sintomas e tratamento do câncer de próstata, fatores de risco para doenças cardiovasculares e prevenção, diagnóstico e tratamento da diabetes.
Todas as demais unidades contam com decoração especial alusiva ao Movimento e outras ações ao longo do mês, por meio dos grupos de promoção da saúde, como o Faça Saúde e, quando indicado, fazem encaminhamentos para a realização de exames, como medição de pressão arterial, glicemia, triagem de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), exame de PSA, entre outros.
Outros setores da Saúde também estão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede. Entre os temas abordados durante o Novembro Azul, estão: fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, tabagismo, hábitos saudáveis, alimentação, atividade física, além de orientações sobre os principais sintomas do câncer de próstata e quando se devem realizar os exames investigativos.
Para ter acesso aos serviços disponíveis, basta comparecer à UBS mais próxima da residência e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.
Diabetes
Também nesta quinta-feira, data em que é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, a ADSB (Associação dos Diabéticos de Santa Bárbara d’Oeste) promoveu uma ação alusiva ao tema no Terminal Urbano. Com apoio da Prefeitura, a atividade teve como objetivo conscientizar a população sobre a diabetes e divulgar as ferramentas para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. No local também houve outras orientações sobre saúde geral.
Durante a iniciativa, que contou ainda com parceria da ETEC Professor José Dagnoni e Faculdade UniFatecie, houve verificação de glicemia capilar e de pressão arterial, orientações gerais sobre diabetes, orientações sobre a prática de atividades físicas com a equipe do Programa QualiVida, orientações sobre a prevenção à dengue e outras arboviroses pela equipe do Departamento de Vigilância em Zoonoses (DVZ), entre outras atividades.
Faça Saúde
Na Rede Municipal de Saúde, os pacientes com diabetes podem participar mensalmente do Grupo Faça Saúde na UBS mais próxima à residência. Destinado ao cuidado integral dos usuários hipertensos e diabéticos, o grupo visa à melhoria da qualidade de vida e redução dos problemas de saúde, contando com equipe multidisciplinar. Durante os encontros, são abordados diversos temas, com palestras, oficinas, troca de receitas dos pacientes, entre outras ações.