Sorrisos nos rostos e muito aprendizado com brincadeiras e oficinas. Assim, mais de 50 crianças matriculadas na Emefei “Anália de Lucca Furlan”, no Cruzeiro do Sul, são atendidas no contraturno escolar no Projeto SER (Socialização, Educação e muita Recreação). O objetivo é complementar o atendimento escolar e estimular o desenvolvimento integral das crianças.
Na tarde do dia 30 de outubro, crianças, de 5 a 11 anos de idade (Jardim I ao 5º ano do Ensino Fundamental), chegaram às 12h30 com ônibus oferecido pela Prefeitura, caminharam animadas até o almoço, preparado com acompanhamento de nutricionista, com muito carinho, pela cozinheira Marta. Serviram-se de salada, legumes, carne, arroz, feijão e “peixinho” (orelha de lebre empanada). Tudo preparado com ingredientes da horta que eles mesmos cuidam.
Após a deliciosa refeição, hora de aprender de maneira lúdica e construtivista! As crianças se dividiram em turmas de acordo com a idade, e participaram das oficinas até às 16h30. São oficinas de artes, esportes, yoga, música e capoeira, programadas de segunda a sexta-feira.
A coordenadora do Projeto SER, Marta Rosana da Silva, se encanta a cada dia com o desenvolvimento das crianças. “Além de ser um lugar que proporciona segurança para as crianças, a alegria, a felicidade e o respeito são trabalhados no dia a dia. Aqui eles têm liberdade para expor suas opiniões e seus quereres, são ouvidos, colaboram nas oficinas e no espaço, desenvolvem habilidades motoras, físicas e intelectuais, com jogos de tabuleiro, matemáticos, com artes, música, educação ambiental e nutricional com os alimentos saudáveis que eles mesmo plantam, cuidam e experimentam. Cada dia é uma proposta diferente. Com isso vemos também a questão da inclusão, da sociabilidade, de quanto aprenderam a respeitar e a conviver com as diferenças, como é linda a interação deles e gratificante acompanhar o crescimento e desenvolvimento na integralidade”, comentou a coordenadora.
O Projeto SER, iniciado em março de 2023, é realizado em um espaço próximo à escola, reformado e adaptado pela Prefeitura de Santa Bárbara, com horta integrada de mandala, com PANCs (Plantas Não Convencionais), ervas medicinais, verduras, legumes e árvores frutíferas, salas de aula e pátio coberto. O SER é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a ABE – Casa da Criança, responsável pela gestão, contratados após chamamento público.
As oficinas são oferecidas por meio de monitores e oficineiros e organizadas por faixa etária. O desenvolvimento do projeto é monitorado e avaliado pela equipe da Secretaria de Educação. O projeto oferece suporte da psicologia, serviço social e educação especial.
Os alunos aprendem dança, constroem instrumentos de música, se exercitam com capoeira, jogos e esporte, cuidam da horta e árvores frutíferas, aprendem receitas, se permitem conhecer novos alimentos e se conscientizam da alimentação saudável. A convivência é de respeito pelas diferenças, de parceria, cumplicidade e muita diversão.
O projeto SER também realiza atividades especiais, e a interação se intensifica. Na semana do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, o SER recebeu funcionários da Emefei “Anália”. Os alunos fizeram uma carta descrevendo o sentido da vivência deles no espaço e a tarde foi de muita alegria e receptividade. Cento e oitenta alunos da escola “Anália” também visitaram o projeto no mês de outubro e vivenciaram oficinas de bijouterias, fizeram brinquedos de sucata e participaram de contação de história. O espaço também é um dos núcleos do “QualiVida”, com aulas de yoga para terceira idade, possibilitando o encontro entre as gerações.
Os alunos participantes do projeto foram selecionados de acordo com manifestação de interesse, critérios sociais, e/ou por se interessarem por atividades coletivas e jogos colaborativos, entre outros, em um trabalho conjunto entre a direção da escola, Serviço Social da Secretaria de Educação e NAS (Núcleo de Assistência Social) da região. As famílias são acompanhadas pelo Serviço Social da Educação, da Casa da Criança e pelo NAS da Secretaria de Promoção Social.