A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Educação, promoveu o primeiro encontro formativo de 2025 a 40 educadores da Educação Infantil em fevereiro. Com foco na reflexão sobre a cultura digital como uma rica fonte de pesquisa, o evento teve como objetivo integrar múltiplas linguagens, tecnologia, natureza e arte nos processos investigativos, promovendo uma abordagem inovadora na educação.
As professoras de ateliê da Educação Infantil participaram de três estações de trabalho dinâmicas. Na primeira, exploraram a importância da pesquisa digital, aprendendo a favoritar sites relevantes na barra de pesquisa. Em seguida, realizaram um tour virtual por um museu, uma experiência que ampliou suas perspectivas sobre o uso de recursos digitais. Por fim, utilizaram caneta microscópica para um processo investigativo que estimulou a curiosidade e a observação detalhada.
A formação foi ministrada pelas assessoras técnicas pedagógicas Érica Thaís Tavares Silva, Fernanda Aguiar Moreira e Cássia Viviane Mota e pela chefe de divisão de Educação Infantil, Maria Assunta Fioramonte Della Colleta, da Secretaria da Educação.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza que as tecnologias devem ser utilizadas de forma intencional e contextualizada, alinhando-se aos objetivos de aprendizagem e às necessidades dos alunos. Isso implica que as atividades com tecnologias não devem ser meramente recreativas, mas sim integradas ao currículo, contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais como comunicação, colaboração e pensamento crítico.
Além disso, a BNCC destaca a importância de formar educadores capacitados para utilizar as tecnologias de maneira adequada e reflexiva. Os professores devem ser preparados para integrar ferramentas digitais em suas práticas pedagógicas, criando ambientes de aprendizagem que estimulem a curiosidade e a exploração das crianças. Nesse sentido, as tecnologias são vistas como aliadas no processo educativo, permitindo que os pequenos se tornem protagonistas de sua própria aprendizagem.
Este encontro formativo foi um passo importante para fortalecer a prática pedagógica dos educadores, promovendo uma educação mais interativa e conectada com o mundo digital. A expectativa é que, a partir dessas experiências, as professoras possam implementar novas estratégias em suas salas de aula, enriquecendo o aprendizado das crianças e preparando-as para os desafios do século XXI.