O prefeito de Santa Bárbara d'Oeste, Rafael Piovezan, participou nesta quarta-feira (7) da inauguração do modelo de franquia social da Central de Triagem da cooperativa Recicoplast, no Jardim dos Manacás. O evento foi organizado pela empresa Ambipar, responsável pela estrutura e gestão da franquia, e reuniu autoridades locais.
Com a nova estrutura, que funciona desde 2022, a Recicoplast ganha eficiência e maior capacidade de atuação dentro da lógica da economia circular. Cada unidade de triagem tem capacidade de processar até 1.400 toneladas de recicláveis por ano, reduzindo o volume de resíduos enviados aos aterros sanitários e ampliando o reaproveitamento de materiais.
Durante discurso, Piovezan relembrou sua trajetória ligada à causa ambiental e destacou os avanços conquistados na cidade desde 2013, quando assumiu a Secretaria de Meio Ambiente. “Naquela época, reciclávamos cerca de 8 toneladas por mês. Hoje, estamos nos aproximando de 300 toneladas mensais. Isso mostra a força da gestão integrada e do trabalho conjunto com as cooperativas. Projeto fundamental para proporcionarmos a melhoria da gestão de resíduos e, sobretudo, melhorarmos a qualidade de vida das famílias de cooperados, que passam a sonhar com tantos outros feitos importantes para suas vidas”, afirmou.
“Vejam a diferença que esse projeto, que essa parceria do Consimares e das prefeituras da nossa região com a Ambipar está trazendo para estes trabalhadores. Essa modernização do galpão da Recicoplast traz mais dignidade para os trabalhadores cooperados, mais reconhecimento, visibilidade e ainda vai aumentar a renda familiar de cada um”, disse o presidente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) e prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho.
Durante o evento, Juliana Navea, diretora de operações da Ambipar, comemorou o avanço. “Essa inauguração é a realização de um sonho que começou com indignação diante das condições precárias de trabalho em muitas centrais de triagem do Brasil. Aqui, estamos mostrando que é possível fazer o básico bem feito, com estrutura, capacitação e dignidade”.
A diretora de relações institucionais da Ambipar, Maíra Pereira, também celebrou o momento e reforçou a importância da parceria com o poder público. “Santa Bárbara d’Oeste é o primeiro município do Brasil com duas unidades franqueadas no nosso modelo. Isso mostra a ousadia, o compromisso e o exemplo que a cidade oferece ao país”, afirmou.
Além da importância ambiental, de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos, a iniciativa beneficia mais de 20 profissionais da reciclagem com trabalho e renda.
Eva dos Santos, presidente da Recicoplast, discursou sobre o assunto. “Nós não queremos só esse avião andando no chão. Queremos que ele voe cada vez mais alto. Quando esse avião decola, todos nós ganhamos. Primeiro, ganha o município, o meio ambiente ganha e, depois, traz renda para nós”.
Após o descerramento da placa, foi feito o plantio de uma muda de ipê na área da cooperativa. A franquia social da Recicoplast também tem o apoio das empresas TetraPak, Dow e CBA Alumínio.
Parceria
Desde 2020, Santa Bárbara d’Oeste também conta com a cooperativa Juntos Somos Fortes, a primeira a adotar o modelo de franquia social da Ambipar e referência regional em triagem padronizada.
O município ainda conta com um Hub de Reciclagem no Parque dos Ipês, que apoia mensalmente mais de 50 catadores autônomos, promovendo a comercialização adequada dos resíduos e prevenindo problemas sanitários.
A inauguração da franquia social da Recicoplast teve a participação dos secretários municipais Cléber Canteiro (Meio Ambiente), Roberta Semmler Laudissi (Administração), Rodrigo Maiello (Gestão Estratégica), André Cruz (Desenvolvimento Econômico), Vinicius Furlan (Esportes), Tânia Mara da Silva (Educação), do diretor superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Laerson Andia Júnior.
Também estiveram presentes o diretor de Novos Negócios da Ambipar, Renato Alves; a engenheira Isabela Lima Silva, representante da Tetra Pak, e o gerente de sustentabilidade Gian Montagnani.