Tambores, vozes e gingados tomarão o Centro de Memórias de Santa Bárbara d’Oeste neste domingo (25). Com recursos provenientes do Programa Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Negro Silva celebrará a ancestralidade do samba com o “Toca Raiz aí, Nego! – A Origem do Samba” a partir das 12 horas. O evento é gratuito e tem classificação livre, reunindo música, dança e manifestações populares que integram o projeto.
Com mais de 30 anos de carreira, Negro Silva apresentará um espetáculo que é mais do que uma performance musical — é um manifesto. Através de sua voz potente e presença marcante, o artista convidará o público a mergulhar na história viva do samba, homenageando mestres como Dona Ivone Lara, Cartola, Jovelina Pérola Negra e Candeia, cujas obras ecoam como símbolo de luta, identidade e afeto.
Além do show de Negro Silva, estão confirmadas as participações do Batuque de Umbigada com o grupo Casa de Batuqueiro, do Samba de Lenço com o Mestre Antônio Carlos Ferraz (Piracicaba), Maculelê com a Associação de Capoeira Motta e o Afoxé Tat’teto Pai Lubango, também de Santa Bárbara d’Oeste, além de apresentações da Cia de Dança JK e do Studio GrandPlié.
O projeto conta com direção musical de Mateus Fernandes Ribeiro, técnica de som do DJ Leandro Produções, produção executiva assinada por Monise Rodrigues e direção artística e geral de James Ribeiro, que também contribui com poesias e narração. A produção de palco é de Jean Cunha, com coordenação de apresentações de Ta’etú Lubango, e a comunicação fica por conta da Webdom Comunicação, com artes digitais da Agência Scorpio e fotografia de Eraldo Vaz.
O “Toca Raiz aí, Nego! – A Origem do Samba” é realizado com recurso da Lei de incentivo PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal e Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, além do apoio de Padaria Vitale, Ponto da Cerveja, Gráfica CYMK, Studio GrandPlié, Cia de Dança JK, Agency Scorpio e Webdom Comunicação.
Serviço:
Toca Raiz aí, Nego! – A Origem do Samba
Domingo (25), a partir das 12 horas
Local: Centro de Memórias | Rua João Lino, 362, Centro, em frente ao Museu da Imigração – Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP
Entrada gratuita
Classificação: Livre