A Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Grupamento de Proteção Ambiental, flagrou nesta quinta-feira (5), por volta das 13h30, o descarte irregular de resíduos sólidos às margens da Rodovia Comendador Américo Emílio Romi (SP-306), nas proximidades do acesso à Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304).
Durante patrulhamento preventivo com foco na preservação ambiental, a equipe visualizou um caminhão basculante, do município de Hortolândia, despejando entulho em uma área aberta. Imediatamente, os agentes abordaram os ocupantes do veículo - um motorista de 24 anos e um ajudante de 48 anos.
Questionados, ambos afirmaram ter recolhido os resíduos de uma obra e, ao se depararem com outros materiais descartados no local, decidiram abandonar a carga no mesmo ponto. A prática, no entanto, configura infração ambiental e já havia sido registrada em outras ocasiões.
Foi lavrado um auto de infração ambiental municipal no valor de R$ 3,9 mil. O motorista foi autuado e responsabilizado pelo recolhimento imediato de todo o material, que deverá ser destinado corretamente a local apropriado para descarte.
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, reforça que o descarte irregular de resíduos é crime ambiental, sujeito a penalidades legais. Ações de fiscalização têm sido intensificadas em todo o município. Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelos telefones 153 ou (19) 3458-1388.